Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos do Colégio Tiradentes de Polícia Militar de Vilhena assistem palestra sobre Hepatite B Viral

15 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A palestra sobre “Hepatite B Viral” foi realizada no CTPM-V

Alunos do Colégio Tiradentes de Polícia Militar de Vilhena ( CTPM V) assistiram na última quinta-feira (9), em Vilhena, uma palestra sobre Hepatite B viral, tendo como palestrantes as acadêmicas Larissa e Letícia, da Universidade Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Vilhena.

A palestra foi considerada relevante pelas informações que as acadêmicas passaram para os alunos, visto que muitos não sabiam que a Hepatite B Viral é uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite B, que pode ser facilmente prevenida por meio de vacina.

Hoje, no Brasil, as informações do Ministério da Saúde são as de que surgem 150 mil casos anualmente no Brasil e que pode ser tratada com auxílio de um médico, após um diagnóstico com exames laboratoriais ou de imagem.

Essa doença é transmitida com maior frequência pela exposição a fluidos corporais infectados e se propaga por contato sexual.

Os sintomas, segundo as palestrantes, variam e incluem amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escura. Algumas pessoas, especialmente crianças, não apresentam sintomas. Nos casos crônicos, pode ocorrer insuficiência hepática, câncer ou o surgimento de feridas.
Em casos mais leves, a doença desaparece sozinha. Casos crônicos necessitam de medicação e, possivelmente, de um transplante de fígado.
A propagação da doença se dá por produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado), de mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação, além de sexo vaginal, anal ou oral sem proteção.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marizete Rover
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo