25/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos do Colégio Tiradentes em Jacy-Paraná se destacam ao vencer limites em competições nacionais

14 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em funcionamento desde 2014, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná (CTPM II), que atende a 800 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, tem como meta se tornar um centro de alunos premiados com ensino de qualidade.

Colégio Tiradentes II, em Jacy-Paraná, o regime disciplinar é diferenciado

Para isso, a instituição de ensino se inscreveu nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes e quer repetir neste ano o sucesso de 2015, quando alunos do Ensino Médio foram classificados em 3º lugar, em nível nacional, trazendo troféus, medalhas e certificados para Rondônia. Neste ano, participam da OBA, 83 escolas de Rondônia, das quais 46 são da rede estadual.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para participar da OBA, segundo a diretora do Colégio Tiradentes, tenente, Érika Josiani Ossuci, desde o início do ano foi feita a seleção dos alunos com os professores de química e física para a preparação da prova escrita nas áreas de química, física e matemática (elaborada no Rio de Janeiro), e que será realizada no dia 13 de maio. Somente depois da classificação, os alunos começam a segunda fase do trabalho, que é a construção dos foguetes e mostrar o funcionamento.

“Neste ano o colégio quer formar umas três equipes, com uma média de 40 alunos participando da Mostra de Foguetes, que depois serão escolhidos para viajar ao Rio de Janeiro e receber as premiações”, destacou a tenente Ossuci.

Depois de muitos desafios enfrentados, a diretora tem grandes perspectivas para seus alunos seguirem um caminho de sucesso. Ela disse que a escola não deixa nada passar despercebido, quando se trata de educação de qualidade e incentivo intelectual aos alunos.

Só para se ter uma ideia, em 2015, os alunos do Ensino Fundamental ficaram em 2º lugar na Feira de Ciências das Escolas Estaduais, com o projeto Robótica; a escola também foi classificada nas Olimpíadas de Matemática; no concurso de redação da 17ª Brigada alunos do Ensino Médio foram premiados em 3º lugar; e no concurso de redação promovido pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), com o tema: “Água! Se não cuidarmos hoje, as águas do futuro serão nossas lágrimas”, alunos do Ensino Fundamental ficaram em 4º lugar.

Entre os novos desafios deste ano com os alunos do Ensino Médio, está o Projeto Jovem Senador, que tem como objetivo estimular nos estudantes com idade até 19 anos e regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.

Tenente Ossuci destaca incentivo aos alunos do Colégio Tiradentes para participação em competições nacionais

Outra expectativa de premiação dos estudantes do Colégio Tiradentes é o 8º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU), com o tema “Um por todos, todos por um! Pela ética e cidadania”, que contribui para disseminar valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadão e interesse pelo bem-estar coletivo entre alunos do Ensino Fundamental.

A direção do CTPM II também incentivou seus alunos a participarem da 18ª edição do concurso nacional do Museu da Imprensa de Desenho, Redação e Artigo. Neste ano, o desafio proposto na categoria Redação (Ensino Fundamental/6º ao 9º ano) é escrever sobre “Os Primeiros Jogos Olímpicos no Brasil”.   Para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, a pesquisa recai sobre os “30 Anos sem Cora Coralina”.

A mobilização da direção do colégio para os alunos participarem do 45° Concurso Internacional de Redação de Cartas, com o tema: “Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos”, realizado no Brasil pelos Correios, foi tão grande, que envolveu também os pais, a comunidade e a Polícia Militar. “Ficamos sabendo do concurso um dia antes do encerramento das inscrições e conseguimos mobilizar e inscrever 25 alunos”, lembrou a tenente Ossuci.

O Colégio Tiradentes se prepara para novos desafios, com a inauguração, no dia 16 de maio, de uma horta construída com garrafas pets, em forma geométrica; um orquidário, construído com madeira rústica; e uma pista de atletismo.

Saiba mais

Atletas do Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná conquistam medalhas de ouro em campeonato de Jiu Jitsu

Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná é vice-campeão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica

Texto: Marilza Rocha