INTERMODALIDADE

Alunos do curso de Fisioterapia e Caráter Ocupacional da Fimca visitam Porto de Porto Velho e realizam ginástica laboral com funcionários

07 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da FIMCA realizam atividade laboral com funcionários portuários

A visita técnica dos alunos do sexto período do curso de Fisioterapia e Caráter Ocupacional da Faculdade Integrada Aparício Carvalho (Fimca) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7, no Porto de Porto Velho através do Programa Conheça o Porto.

A professora e fisioterapeuta Adália Lopes relatou que teve a oportunidade de conhecer o poligonal portuário ainda quando aluna do curso. “Alguns anos atrás, tive a oportunidade de vir conhecer o Porto, e quando surgiu a possibilidade na disciplina de fazer uma visita técnica, o primeiro local sugerido pelos alunos foi este. Eles buscam, além de ampliar os conhecimentos técnicos acerca da intermodalidade de transportes, também avaliar empiricamente os colaboradores que exercem atividade laboral com levantamento de cargas, verificar a ergonomia desses profissionais, orientar quanto a correção da postura”, frisou.

Em seguida, os alunos puderam promover uma atividade de ginástica laboral com os funcionários na sede administrativa da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph).

Programa Conheça o Porto

O Programa Conheça o Porto foi idealizado pela diretoria executiva da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) há pelo menos uma década, motivada pela curiosidade e solicitações de visitações das próprias instituições de ensino, primeiramente das situadas em Rondônia e com o passar dos anos, absorveu também Estados vizinhos como Amazonas e Acre. Visa estimular a fixação do conhecimento entre os alunos, desde o ensino médio até a graduação, propicia formar mão de obra qualificada para assumir vagas de emprego no setor de logística, e o desempenho do Porto de Porto Velho como personagem fundamental tanto para importação como exportação.

Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt