Governo de Rondônia
29/03/2024

EVENTO

Alunos do curso de formação de socioeducadores participam de palestra sobre Direitos da Criança e do Adolescente

16 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores e alunos da Esep participaram da palestra sobre Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas

Servidores e alunos da Esep participaram da palestra sobre Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas

Em atividade complementar do curso de formação básica de socioeducadores, da Escola de Estudo e Pesquisas (Esep) – instituição ligada a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) -, foi realizada na noite dessa quarta feira (15), no auditório da Fatec, palestra sobre a atuação dos Conselhos de Políticas Públicas, ministrada pelo representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedh) e Comitê de Prevenção e Combate à Tortura (Cpbt).

Para o diretor da Esep, Cláudio Negreiros, a palestra faz parte do vasto conteúdo extracurricular que a escola oferece aos seus alunos. “A escola procura formar e qualificar da melhor maneira possível, para que se tornem socioeducadores disciplinares e capacitados a exercer o cargo que lhe competem”, pontuou.

A vice-presidente do Conedca/RO, Rose Silva, afirma que os socioeducadores precisam estar cientes dos trabalhos realizados pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente. “O socioeducador tem que compreender o papel do Conselho, que como medida socioeducativa, fiscaliza e garante ao interno, que já está privado de liberdade, todos os outros direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.

Aos futuros profissionais da área de socioeducação – o curso tem 150 alunos – a palestra contribuiu para o desenvolvimento dos recursos humanos e do atendimento dos/as adolescentes, com base nos marcos legais da política socioeducativa.

Também compareceram ao evento, o gerente de atendimento ao adolescente em conflito com a Lei (Caa/Sejus), Antônio Gomes, o representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, advogado Rodolfo Jacarandá, e a representante do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura do Estado, procuradora Taís Macedo de Brito.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Deane Araújo
Fotos: Deane Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo