Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos do Ifro poderão estagiar em órgãos do governo de Rondônia

19 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do Ifro poderão estagiar no governo do Estado

Alunos do Ifro poderão estagiar no governo do Estado

Cerca de sete mil alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) poderão estagiar em órgãos do governo de Rondônia a partir de junho. Um termo de cooperação foi firmado, nesta terça-feira (19), entre as partes. As contratações acontecerão assim que as demandas forem apresentadas à Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), que tratará da lotação dos estudantes.

O acordo foi assinado pelo governador Confúcio Moura, pela superintendente da Sugespe, Isis Queiroz, e pelo reitor do Ifro, Uberlano Tiburtino Leite. O estágio de seis horas atenderá o instituto numa área em que há demanda para alunos a partir do 1º ano dos cursos profissionalizantes.

Confúcio Moura definiu o ato como um momento histórico, em que o governo abre as portas para as futuras gerações na prática das ações públicas. “Os alunos poderão entrar em todos os ambientes e praticar”, explicou. Ele disse que conta com jovens numa área importante, que é a Tecnologia da Informação, pois está em andamento um megaprojeto de integração por fibra ótica. “É um campo em que são necessários jovens como vocês, que gostam de enfrentar desafios”, disse a um grupo de alunos.

Segundo Isis Queiroz, da Sugespe, todos os órgãos da administração pública estadual poderão contar com os estudantes. Ex-estagiária, ela disse que o primeiro passo para a integração do jovem ao mercado de trabalho é importante. “Aprender dentro um órgão público é essencial e o governador Confúcio Moura tem interesse em contribuir neste campo”, acrescentou.

A iniciativa abre perspectivas para os jovens para que aprendam dentro de um órgão público, segundo o reitor Uberlano Leite. Ele destacou ainda que termo de cooperação garante suporte à parte técnica no processo de ensino e atende a necessidade de estágio.

O Ifro está presente em 24 municípios com 14 mil alunos e planeja a ampliação para novos pólos. Os campi estão localizados nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, onde há ainda a unidade Zona Norte, Vilhena e distrito de Calama.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Educação, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo