AMIGO VOLUNTÁRIO

Amigo Voluntário leva benefícios às escolas estaduais de Rondônia

23 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Amigo Voluntário do Educando é uma ação que a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) realizou no ano de 2017 sob a supervisão da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional – GPASO/SEDUC.

O projeto tem por objetivo exercer a cidadania, desenvolvendo ações de humanização que contribuam para o bem estar dos estudantes da rede pública estadual de Rondônia.

A Seduc inscreveu 5.427 pessoas, acima de 18 anos, para o Programa Amigo do Voluntário, com validade de um ano, com prorrogação.

Os candidatos selecionados foram chamados para entrevista realizada pelas Comissões das respectivas Coordenação Regionais de Educação (CRE´s) e o resultado final da Seleção para o Amigo Voluntário foi divulgado no portal.

Segundo informações, atualmente, os Amigos Voluntários do Educando realizam suas atividades normalmente nas escolas da rede estadual.

João Seubert, natural do Rio de Janeiro, é um dos voluntários na Escola Lidya Johnson de Macedo, formado em Artes Cênicas há 30 anos, pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), soube do programa por meio das redes sociais, onde fez a inscrição.

João já participou da equipe de apoio em emissoras no País, relatou a importância das aulas de teatro na escola, como meio de ajudar os alunos no aprendizado, mostrando os talentos e resgatando os jovens que, na maioria das vezes, estavam fora do ambiente escolar.

O professor de Educação Física, Elson Lima, formado pela Faculdade Integrada Aparício Carvalho (Fimca), é outro voluntário na Escola Lidya Johnson. Ele soube do projeto por divulgações na internet, atualmente ministra aulas de handball.

Ele destacou que o esporte na vida dos alunos é de suma importância por questões de saúde, aprendizado e disciplina. “Além de uma estrutura referência que a escola tem, o ensino é de qualidade, e eu indicaria a instituição para os jovens que não estão estudando”, finalizou o professor.

Os serviços voluntários terão prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado, a critério da unidade escolar da qual se vincule o serviço e a Coordenadoria Regional de Educação com a formalização de um termo aditivo.

Texto: Davi Matos
Fotos: Cristian Magno