26/04/2024

DESAFIOS

Ampliação da oferta de vagas para o ensino técnico e profissional é uma das metas da Secretaria de Educação

27 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Aumentar a demanda de ofertas de vagas na educação profissional do ensino público em Rondônia surge com um dos desafios da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) a partir de 2019. E os municípios de pequeno porte terão atenção especial nesse novo modelo de gestão implantado pela Seduc.

A afirmação partiu do secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, em reunião para abordar do tema junto com o Conselho Estadual de Educação (CEE) e o Instituto Estadual do Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). O debate ocorreu na última terça-feira (26), no CEE, em Porto Velho.

Para que o projeto seja colocado em prática o mais rápido possível, Vivecananda pediu alinhamento e celeridade entre os setores envolvidos no processo. “O que eu quero com a educação profissional é atender os municípios, principalmente os pequenos, onde não chega o ensino técnico profissional”, observou o secretário ao destacar que cada cidade deve ser atendida respeitando as suas peculiaridades.

Ainda de acordo com o gestor, é preciso acelerar o processo e fazer os ajustes necessários. “Isso vai nos trazer resultados positivos em curto, médio e longo prazo”- disse Suamy.

A professora Francisca Batista da Silva, presidente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE/RO), explana que o conselho tem se pautado para analisar e colaborar o Sistema Estadual de Ensino de Rondônia.

A presidente do Instituto Estadual do Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), professora Adir Josefa de Oliveira, destacou a importância das parcerias para tornar possível a oferta dos cursos. Aponta como “positivo todo ajuste que apoie e incentive os cursos que capacitem os jovens para o mercado de trabalho”.

Vivecananda foi enfático ao afirmar que no Governo ninguém anda só. Destacou que a equipe tem tudo para acertar e fazer um excelente trabalho.“A proposta é organizar o sistema para que ele seja ágil e controlado”, afirmou.

Texto: Dani Constantino
Fotos: Chapinha Paes