Governo de Rondônia
19/04/2024

INCENTIVO

Analista do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços fala sobre plano nacional da cultura exportadora

29 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Todos os anos a feira traz informações sobre todas as possibilidades de expansão mercadológica dos produtos rondonienses que têm potencial para alcançar outros países.

Gustavo-Tavares-da-Costa-Ministerio-Integracao-Foto-Marcelo-GladsonDe acordo com o analista, é preciso desmistificar a cultura exportadora com os empresários brasileiros. “Nossos empresários enxergam a exportação como uma tarefa difícil, e pretendemos mudar essa visão”, afirmou.

Segundo Costa, o Plano Nacional da Cultura Exportadora consiste em cinco etapas. “A primeira é a sensibilização, pois é o momento em que o empresário vai conhecer como funciona o comércio exterior. A segunda etapa é focada na inteligência comercial. O empresário vai identificar quais os principais mercados potenciais para o seu produto. Em seguida vem a fase de adequação de processo, quando o empresário terá de fazer algumas alterações no seu produto para que possa ingressar naquele mercado especifico, pois cada País tem as respectivas exigências nas áreas dos produtos. Posteriormente é a fase da promoção comercial. E, por último, a concretização do negócio”, descreveu.

O palestrante abordou também a evolução da balança comercial de Rondônia e os principais produtos de exportação do estado, como proteína animal, commodities agrícolas, produtos madeireiros e ainda uma participação na área de minérios.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt com informações da assessoria Fiero
Fotos: Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo