26/04/2024

EXTENSÃO RURAL

Anater inicia capacitação de técnicos para fortalecimento da Nova Ater

17 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Desde segunda-feira (16), representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) estão reunidos com técnicos da Emater-RO para discutir a elaboração do plano de trabalho de um Projeto Piloto para prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) a agricultores familiares. Esse Projeto será implantado em oito estados, além do Distrito Federal capacitando 1200 extensionistas para atendimento à 10 mil famílias de agricultores. Em Rondônia serão atendidas 500 famílias em dez municípios do estado, com foco no acesso a políticas públicas de cidadania, e de geração e transferência de renda no meio rural.

O Projeto Piloto visa qualificar as ações de Ater.

O Projeto Piloto é o primeiro termo de parceria de instrumentos de trabalho assinado entre a Anater e as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres) do país e marca uma nova fase para os serviços de Ater. Sua missão será apoiar custeios para ampliação e qualificação da assistência técnica qualificada e com maior abrangência destinada aos agricultores familiares do Brasil.

A capacitação está sendo ministrada pelos instrutores da Anater Alexandre da Silva Santos e Fernanda Savik em Porto Velho, para dez extensionistas com formação multidisciplinar dos municípios que serão beneficiados com o projeto. O que se pretende não é somente que eles levem, mas também que acompanhem o desenvolvimento das famílias beneficiadas, oferecendo uma Ater de mais qualidade e uma visão de desenvolvimento comunitário.

As atividades de Ater desenvolvidas com cada família beneficiada deverão ser registradas em um sistema de gestão de informação criado pela Anater, para acompanhamento da evolução do projeto. Tanto os técnicos, como a diretoria da entidade e a Agência terão acesso ao sistema e poderão acompanhar cada fase.

Segundo o gerente de gestão de Ater e formação da Anater, Vilmar Matter, o diferencial está em não só avaliar o esforço realizado com as metodologias cotidianas (reuniões, visitas técnicas, etc.), mas também com indicadores de resultados.  “A proposta é avaliar a visão da Nova Ater nos próximos 12 anos”.

O coordenador das oficinas para implementação do projeto Piloto da Anater em Rondônia, Marcos Antônio Ribeiro Machado explica que em Rondônia estão sendo selecionadas 500 famílias em dez municípios do Estado. Essas famílias receberão atenção exclusiva do técnico responsável para prestação de serviços de Ater de qualidade. “Cada técnico atuará com 50 famílias e acompanhará as atividades em todas as fases do processo de desenvolvimento, priorizando a qualidade do atendimento prestado”.

Além de Rondônia esse projeto também será implantado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal no período de 2017 até o término do contrato, em 2020.

NOVA ATER
Instituída com o Pacto nacional de fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, por adesão entre União, estados e distrito federal, a Nova Ater busca a excelência em serviços de Ater promovendo a ampliação e qualificação no atendimento ao beneficiário com uma visão comunitária, configurando-se um marco histórico no meio rural. Trata-se de um novo formato de parceria entre a União e os Estados que traz uma nova perspectiva de assistência ao agricultor familiar e ao pequeno produtor rural.

O primeiro passo é a realização de oficinas.

Através do Projeto Piloto a Anater, em parceria com as emateres, visa qualificar as ações de Ater e contribuir para melhoria da qualidade de vida das famílias rurais assistidas, viabilizando o acesso à cidadania e às políticas públicas de desenvolvimento rural como: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), crédito rural, educação e saúde entre outras.

O primeiro passo é a realização de oficinas nas nove localidades definidas pelo Projeto onde se propõe uma reflexão dessa Nova Ater e a elaboração de um planejamento das ações em conjunto com os participantes. Até o momento já foram realizadas três oficinas: no Rio Grande do Sul, em Alagoas e em Goiás. “Esta semana estão sendo realizadas oficinas simultâneas nos estados de Rondônia, Piauí e Pará, a receptividade dos extensionistas tem sido muito boa e a expectativa é grande”, salienta Vilmar Matter, da Anater.

Ainda segundo o gerente de Ater e formação da Anater, o próximo passo será trazer os conselhos estaduais e municipais de desenvolvimento rural para atuarem como controladores sociais, fortalecendo ainda mais a proposta de desenvolvimento comunitário que se busca com a Nova Ater.

Para qualificar os extensionistas das Emateres de cada estado e garantir assistência para as famílias rurais até abril de 2020, estão sendo investidos recursos na ordem de R$50 milhões. A expectativa é que os projetos pilotos implantados em cada estado possam fornecer os ingredientes para que tenhamos mais clareza para planejar o trabalho de extensão dentro da proposta da Nova Ater e mostrar como a Ater pode melhorar a vida das pessoas.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO