Centenário

Anísio Gorayeb ministra palestras sobre a EFMM

22 de maio de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) o historiador Anísio Gorayeb iniciou uma maratona de palestras sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no último dia 15 de março. Estas palestras vêm sendo ministradas em todas as escolas de ensino médio da rede pública e privada de Porto Velho e serão realizadas durante todo o ano. Durante as palestras são apresentadas 55 fotos históricas que mostram a saga da construção desta ferrovia, que deu início à colonização da região.

Segundo Gorayeb, até o momento, já foram realizadas 28 palestras e a previsão é realizar um total de 65 para um público aproximado de 8.000 alunos do ensino médio. O historiador começou a fazer este trabalho sobre a Historia de Rondônia, em 2011 através do Projeto “Viva Porto Velho”, que divulga a cultura e leva informações ao povo rondoniense através de jornais, sites, e programas de rádio e televisão.

Na programação, também estão inclusos os presídios da capital: Urso Panda, Ênio Pinheiro e Presídio Feminino. No início de maio estão agendadas palestras em Faculdades e está prevista também uma para o Tribunal de Contas do Estado. O historiador já confirmou presença na Câmara de Vereadores, no dia 10/07, quando acontecerá uma sessão em comemoração ao centenário da EFMM.

Anísio Gorayeb
Natural de Porto Velho, Anisinho, como é conhecido, é também economista e jornalista. Escreve artigos memorialistas em vários sites e assina a coluna “Nossa Historia” no jornal “O Estadão” aos domingos. Apresenta o quadro “Historias da Nossa Terra” no Programa Viva Porto Velho na Rede TV, e o programa “Porque Hoje é Sábado” na Rádio Cultura FM, 107.9.

Texto: Emilli Sousa