VALE DO JAMARI

Aulas no Vale do Jamari começam com salas climatizadas e prédios reformados

02 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Jardim embeleza e agrada comunidade escolar

As escolas da rede estadual na região do Vale do Jamari, a chamada Grande Ariquemes, reabrem nesta terça-feira (3) para o início do ano letivo de 2015 com salas climatizadas, reformas e pequenos reparos concluídos. Os colégios receberam também pintura nova, obras de paisagismo e as áreas externas e internas estão limpas.

Joemara Basso, mãe de três alunas matriculadas na escola Anísio Teixeira, com idade entre oito e dez anos, disse que observou que a escola é muito organizada, a equipe parece unida. O que mais chamou sua atenção foram também o jardim colorido e lixeiras bonitas.

O trabalho em equipe mantém a escola limpa e “tudo aqui parece ser feito com muito amor”, disse Joemara. Destacou ainda o ambiente agradável e as condições de segurança da escola, dois fatores que contribuíram para a escolha. É um dos colégios que só libera a criança com autorização assinado pelo pai ou responsável. “Então eu sei que quando minhas filhas estiverem na escola, estarão seguras, assim posso trabalhar despreocupada”, frisou.

A escola Anísio Teixeira, localizada no setor 2, é uma das mais antigas de Ariquemes e foi inaugurada há 36 anos. Iniciará o ano letivo com 1.560 alunos matriculados. Os alunos cursarão o ensino fundamental e médio e os professores de educação física, em parceria com voluntários, desenvolvem o projeto Anísio Teixeira atendendo em várias modalidades esportivas, inclusive judô e karatê para os alunos regulares e de outras instituições.20150202_093428

Ambiente harmônico

A diretora Selma Cristina admite que o diferencial esteja na união do grupo. “Primeiramente nós prezamos pela união do grupo na escola, fazer o servidor se sentir bem, num ambiente harmonioso, para que o nosso aluno seja bem recebido com amor por toda equipe”.

A aluna Wanda Basso Subtil, de 12 anos, que era aluna de uma escola particular e esse ano vai cursar o 7º ano no colégio Anísio Teixeira, vai sentir a falta de colegas antigos, mas fará novas amizades.  “A escola é bonita e organizada. Também achei a diretora legal, e espero fazer muitos amigos, por lá”.

Segundo a coordenadora Regional de Ensino de Ariquemes, Osmarina dos Reis, o repasse da 4ª e 5ª parcelas do Programa de Apoio Financeiro – Proafi pelo governo estadual foi fundamental para que todas as escolas tivessem condições de se organizar para receber os alunos, pais e comunidade em um ambiente melhor, com qualidade de ensino, onde se sintam motivados a estudar e buscar qualificação para enfrentar o mercado de trabalho.

A professora de educação especial Marizete Pereira dos Santos, que leciona em outra escola,  matriculou os dois sobrinhos no ensino médio do colégio Cora Coralina, no Setor 5. As escolas do Estado estão boas, ambientes agradáveis para os alunos e professores com melhor formação técnica. A escola fica mais próxima da sua casa. “Tudo isso é reflexo do investimento e mudança que o governo está fazendo na educação”.

Segundo Marizete, foram construídas novas escolas, aumentou o repasse para educação e a gestão democrática é uma conquista. Ela lembrou que quando chegou a Ariquemes, em 2007, encontrou muita dificuldade em conseguir vagas para os filhos, e para não deixa-los sem estudar foi obrigada a passar a noite na fila. “Agora foi fácil matricular meus sobrinhos”, enfatizou.

Ensino rural

Nas escolas Marechal Rondon, em Buritis, e Sete de Setembro, região de Campo Novo, ambas localizadas na área rual, as salas de aulas receberam carteiras e mobiliário novo para os refeitórios, facilitando o atendimento dos alunos do campo.

Já nas escolas que atendem em tempo integral, como por exemplo, a escola Chico Mendes, em Ariquemes, foi repassado recurso para adequar o espaço da Associação Amojanare para as atividades recreativas, esportivas e complementares às escolares.

Agricultura, Capacitação, Cultura, Educação, Governo, Obras, Segurança, Servidores, Sociedade, Solidariedade