Governo de Rondônia
26/04/2024

Saúde Prisional

Apenadas fazem exame preventivo de colo de útero

20 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Papa nicolau nas penitenciara estadual feminina 15.05.2014O Governo do Estado tem como prioridade, nas unidades penitenciárias, medidas básicas de saúde e iniciou na quinta-feira (15) o exame preventivo do câncer de Colo Uterino (Papanicolau) nas apenadas da Penitenciária Estadual Feminina de Porto Velho e ira beneficiar o Presídio Provisório Feminino, com meta de fazer o procedimento em 194 reeducandas das unidades.

O Papanicolau é de suma importância para a mulher e é feito anualmente como orienta os protocolos do Ministério da Saúde que enfatiza a saúde da mulher, e está inclusa nos cuidados básicos a saúde da mulher. A parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron), por meio do Começar de Novo, projeto que tem em seu leque de atuação a Ressocialização e Saúde que finalizou a ação.

Segundo a enfermeira Karla Rocha, o momento da coleta também é para dar orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. É o momento de estreitar o laço de comunicação entre os profissionais de saúde e as apenadas.

Jucicleia Brito (33), já esta na unidade há dois anos e esse é o seu segundo exame no presídio feminino. “Esse exame é muito importante e eu já fazia antes de estar aqui, e o fato de utilizarmos banheiros coletivos nos deixa vulneráveis quanto maior o cuidado com a nossa saúde melhor”

“É prevenção mesmo, toda mulher precisa fazer. Aqui na unidade já faleceu uma apenada de 29 anos de câncer no colo do útero, e ela descobriu aqui, o que proporcionou a ela um cuidado melhor à sua saúde,” disse emocionada, Auricélia Gouveia, diretora de segurança da unidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cláudio Guedes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Justiça, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo