Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO E ESPORTE

Após 35 anos, escola da rede estadual de Santa Cruz da Serra em Jaru ganha quadra poliesportiva e refeitório

12 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura inaugurou na sexta-feira (9) a quadra poliesportiva coberta da Escola Estadual Josué Montello, no distrito de Santa Cruz da Serra, a 35 quilômetros do município de Jaru. A obra vai beneficiar 200 crianças, além da comunidade local.

fotos-inauguracao-da-quadra-poliesportiva-02

Governador Confúcio destacou o compromisso de melhorar a educação estadual

Na cerimônia de inauguração, Confúcio Moura destacou que o papel do governo é fazer os investimentos do estado chegarem a todos os rondonienses. Ele destacou os investimentos no setor, elencando como a base de um estado sólido, e reafirmou o seu compromisso e comprometimento na busca de uma educação de qualidade, sendo a valorização profissional do professor uma prioridade.

“É importante que investimentos como este cheguem a todos os lugares do estado. Temos o compromisso de não deixar nenhum rondoniense para trás. Trabalhamos muito para cumprir esse objetivo”, destacou o governador que sugeriu que o espaço seja utilizado não só pela comunidade escolar, mas pela comunidade do distrito.

O professor de educação física, Ademir Morales Jurado, contou que antes da construção da quadra os alunos faziam suas atividades em um local improvisado de terra batida ou no campo de futebol, que fica em frente à escola. Tudo isso a céu aberto. “Na verdade, o campo tem mais pedra que grama. Eles se machucavam, às vezes caíam, se ralavam. Constantemente acontecia isso”, lembrou o professor, acrescentando que “agora temos um local adequado para desenvolvemos as atividades, e o que é melhor, os alunos vão estar melhor preparados para participarem dos jogos escolares. A comunidade toda agradece o emprenho do governo em tornar o sonho de uma quadra coberta em realidade”.

A quadra poliesportiva da escola estadual tem padrão MEC, é coberta tem arquibancadas laterais, vestiários masculino e feminino (adaptado para deficientes), instalações hidrossanitárias e elétricas, adequações entre a escola e a quadra, drenagem pluviais e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios).

Os investimentos para a construção da quadra somam R$ 720.659,81. Recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do governo federal com contrapartida do governo estadual.

A Escola Estadual Josué Montello foi inaugurada no ano de 1981. “É um benefício que atingirá não só os alunos da escola, mas também toda a comunidade que, a partir de agora, terá um espaço para que as crianças e os jovens pratiquem atividades desportivas de forma segura, digna e com qualidade. É, portanto, uma contribuição decisiva para a formação atlética, intelectual e moral dos nossos jovens”, disse o diretor da unidade escolar, pedagogo Adilson Rodrigues de Oliveira.

REFEITÓRIO

Ainda durante o ato solene de inauguração da quadra poliesportiva, o governador Confúcio  Moura participou da inauguração do novo refeitório da unidade escolar executado com recursos da ordem de R$ 145.555,13, provenientes do Programa de Apoio Financeiro (Proafi Adicional). “A escola acaba de ser contemplada com um refeitório novo, não tínhamos onde os alunos sentar para merendar confortavelmente, nossos alunos alimentavam-se debaixo de pés de manga, calçada e esparramados pelo pátio”, pontuou o diretor da escola que é totalmente climatizada.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Araujo
Fotos: Alexandre Araujo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Obras


Compartilhe


Pular para o conteúdo