Governo de Rondônia
23/04/2024

Estrada

Aposentada relata história de isolamento que terminou com a abertura da Estrada Parque

14 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

ACEDIL DAMAZIOAs regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré estão entre as que mais foram afetadas pela recente enchente do rio Madeira. Os municípios sofreram com residências inundadas e com a falta de itens de primeira necessidade. Centenas de pessoas ficaram impossibilitadas de retornar para suas famílias.

A aposentada Acedil Damázio da Silva, 76 anos, foi uma dessas pessoas que ficaram isoladas. A idosa mora na Linha C-34, na zona rural de Buritis, e foi a Nova Dimensão, em Nova Mamoré (antes da enchente) visitar sua bisneta (Emili Vitória) que acabara de nascer. Neste mesmo período o nível do rio Madeira começou a subir, inundando a BR-425 e impossibilitando o retorno de dona Acedil para sua casa.

A idosa disse que foi obrigada a permanecer por aproximadamente 90 dias na casa de sua filha, na Linha 28, setor rural de Nova Dimensão. Dona Acedil conta que foi uma das primeiras pessoas a percorrer os quase 12 km de abertura da Estrada Parque (interligando os distritos de Nova Dimensão e Jacinópolis, ambos pertencentes a Nova Mamoré, e também como rota alternativa para a BR-364).

“Quando soube que os primeiros veículos estavam atravessando a estrada não deu nem pra acreditar. Minha filha, Creuzenir, e meu genro, Sebastião Costa, me atravessaram de motocicleta”, relata.

A Estrada Parque foi aberta pelo governo estadual, através do DER, para tirar do isolamento as regiões de Guajará e Mamoré. A estrada também garante que os moradores de Jacinópolis tenham acesso via terrestre ao município-sede, que é Nova Mamoré. Este é um dos motivos pelo qual o governador Confúcio Moura tem afirmado que a Estrada Parque é um marco para a história de Rondônia.

Acedil conta que costumava ficar anos sem ver a filha, as netas e as bisnetas que moram em Nova Mamoré. Tudo isso, segundo ela, por causa distância de quase 700 km de Buritis até Nova Mamoré (seguindo o percurso Buritis/Ariquemes/Porto Velho/Nova Mamoré/Nova Dimensão. Hoje, com a abertura da Estrada Parque, acrescenta a aposentada, esse trajeto é reduzido para aproximadamente 150 km.

A idosa diz que seus familiares que residem em Nova Dimensão confirmaram que vão passar o final de ano em sua propriedade na zona rural de Buritis. “Agora, tudo será mais fácil para nossa família”, comemora Acedil.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento - Assessoria DER
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Obras


Compartilhe


Pular para o conteúdo