Governo de Rondônia
24/04/2024

PARALÍMPICO ESCOLAR

Apresentações arrancaram aplausos na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Escolares em Cacoal

07 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Tocha olímpica é çevada por atleta na abertura dos josgos

A fase estadual dos Jogos Paralímpicos Escolares de Rondônia, aberta na noite de sexta-feira (5), arrancou aplausos da plateia durante as apresentações artísticas dos paratletas, no ginásio de esportes Capitão Rui Teixeira, em Cacoal. A competição segue até quarta-feira (9) com disputas nas modalidades individuais e coletivas de futsal, atletismo, natação, tênis de mesa, bocha e bocha convencional.

A solenidade iniciou pontualmente às 20h e foi recheada de atrativos envolvendo música, dança e esportes. A cerimônia seguiu o protocolo de evento esportivo com a entrada das delegações, pavilhão nacional, composição de mesa de honra, pronunciamentos de autoridades, juramento de atleta, revezamento de tocha e acendimento da pira paralímpica.

As apresentações artísticas ficaram por conta dos anfitriões, os alunos do Centro de Reabilitação Neurológico Infantil de Cacoal (Cernic), instituição prestadora de serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social fundada em 1982.

Com o slogan Somos todos paralímpicos, somos todos Rondônia, as apresentações se dividiram em dois blocos. No primeiro, foram apresentados movimentos com os aparelhos arco e corda, da ginástica rítmica. Em seguida outro grupo de paratleta, de todas as seis modalidades previstas na competição em Cacoal, fizeram uma demonstração de cada modalidade paradesportiva.

Movimentos com fitas e arcos descreveram o símbolo dos jogos paralímpicos encerrando o primeiro momento. O segundo bloco de apresentação dos paratletas foi marcado pela dança por uma equipe com dez integrantes, sob o som da música Trem Bala. Ao final da apresentação a tocha foi conduzida por um grupo de paratletas até o acendimento da pira paralímpica.

COMPETIÇÃO

Os jogos envolvem a participação de 658 paratletas/técnicos/dirigentes de 72 escolas de 20 cidades. As partidas de bocha iniciaram no domingo. nesta segunda (7), as provas do atletismo ocorrem no Centro Esportivo. As partidas de bocha e de tênis de mesa, no ginásio capitão Rui Teixeira.

A bocha convencional e as provas de natação ocorrerão na sede do Country Clube. O futsal será todo disputado no ginásio de esportes Ronaldo Aragão durante todo o dia. Ainda nesta segunda-feira (7), os paratletas participam do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), a partir das 19h no espaço Lothus Eventos, mesmo local onde funciona o centro de convivência e serão realizadas as cerimônias de premiações.

Veja galeria de fotos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo