Governo de Rondônia
25/04/2024

ESPORTE ESCOLAR

Árbitra internacional afere apresentação da ginástica rítmica nos Jogos Escolares de Rondônia em Ji-Paraná

23 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A árbitra Célia Maria Paes Santos, membro da Federação Internacional de Ginástica, integra a banca de arbitragem que avalia as apresentações das alunas-atletas da ginástica rítmica, nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que encerra no sábado (26), em Ji-Paraná. O Joer conta com árbitros federados de Rondônia em todas as modalidades esportivas.

“Apesar de principiante em Rondônia, a ginástica rítmica se posiciona no quarto lugar entre as mais bem preparadas tecnicamente na região Norte. Isso quer dizer que precisamos unir forças para melhorar o ranking dessas atletas em nível nacional”, disse a árbitra Célia Santos, sugerindo a união de forças entre o governo estadual, prefeituras, federações e professores de educação física no aprimoramento do esporte em Rondônia, que fica atrás do Amazonas, Pará e Roraima.

“Atletas de Manaus e do Pará já integram a seleção brasileira. Queremos que novos talentos da região Norte sejam revelados nesse esporte e representem o Brasil mundo afora”, destacou a árbitra internacional, atenta às apresentações das meninas das categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). A ginástica rítmica juvenil foi agrupada nessa etapa estadual do Joer, assim como ocorreu com outras modalidades individuais.

Para a experiente ginasta Maria Eduarda Tavares das Neves, 15 anos, do colégio Conceito, em Porto Velho, a participação da arbitragem internacional é importante porque a cobrança é maior nas apresentações. “Ser avaliada por uma arbitragem desse quilate só me motiva a ir mais longe”, disse a tri-campeã do Joer infantil que busca o primeiro título na categoria juvenil.

No que se refere à arbitragem geral dos jogos escolares, todas as 15 modalidades inseridas nesta etapa estadual são avaliadas por árbitros federados às respectivas modalidades. “Esse posicionamento do governo estadual em contratar árbitros federados é uma maneira de demonstrar a transparência e a credibilidade dos jogos escolares”, entende o gerente de esporte do Joer, professor Expedito Santana.

Nesta etapa estadual em Ji-Paraná estão envolvidos 1.581 alunos-atletas, técnicos e dirigentes de 250 escolas públicas e privadas de 48 municípios. O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Veja a galeria de fotos

Leia mais:
 Competições coletivas demonstram equilíbrio técnico nos Jogos Escolares de Rondônia em Ji-Paraná
 Classificados nas modalidades individuais em Ji-Paraná estão otimistas para os jogos nacionais em setembro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo