24/04/2024

PARQUE DAS NASCENTES

Área abandonada começa a ser transformada em espaço de lazer em Ariquemes

19 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Uma área de 25 mil metros quadrados alagada, tomada pelo mato e lixo, conhecida como o brejo do Setor 2, ao lado do Parque Açaí, em Ariquemes, está sendo revitalizada e transformada no Parque das Nascentes pelo governo estadual, em parceria com a comunidade.

Máquinas do DER trabalham para transformar área abandona em espaço de lazer, em Ariquemes

Máquinas do DER trabalham para transformar área abandona em Parque das Nascentes, um espaço de lazer

Para construir a praça, a equipe do Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços(DER) retirou mais de 1.860 metros quadrados de entulho, recuperou duas nascentes, colocou mais de 11 mil metros quadrados de terra e 576 metros quadrado de pedra bruta no local.

A parceria ocorreu com a doação de terra e pedras por empresários da cidade, que gostaram da ideia de transformar um terreno abandonado em mais uma área de lazer para as famílias ariquemenses.

O Parque das Nascentes, além de reflorestamento com árvores nativas, como ipê, açaí e pupunha, vai contar com duas lagoas, quadra de vôlei de areia, banquinhos, mesas e um jardim. Segundo a coordenadora do projeto, Darlete Aguetoni, todas as mudas utilizadas no reflorestamento serão doadas pelo Viveiro Educador, e nas lagoas serão colocados peixes da região, a exemplo das tilápias.

Ana Laura, de 7 anos, que acompanhava os trabalhos, comemora o novo espaço para brincar. Ela diz que só de ver os maquinários retirando o matagal, já fica feliz, mas está ansiosa com a conclusão da obra, e assim poder brincar na nova praça. “Vai ser muito legal. Eu e minhas amigas vamos brincar muito”.

O morador Arnaldo Carvalho conta que há 30 anos a água da nascente era limpa,  transparente e pura, porém, com o desleixo de muitos moradores o local passou a ser depósito de lixo, poluindo a nascente; o mato tomou conta, e virou esconderijo para usuários de drogas. “Lembro como se fosse hoje, toda minha família bebia água dessa nascente”.

De acordo com o governador Confúcio Moura, a nova área de lazer será um ponto de encontro da comunidade. “Aqui, a família terá um espaço para leitura, a mãe poderá passear tranquilamente com seu bebê no carrinho e as crianças e jovens poderão jogar uma partida de vôlei de areia”, citou.

A praça está sendo construída pela administração direta, gerando economia e agilidade. O governador explicou que nesta fase de ajuste financeiro os governantes não podem se acomodar, mas, trabalhar com as ferramentas existentes, proporcionando à comunidade educação, segurança, saúde, esporte e lazer.

“Esse espaço será motivo de orgulho, não só para Ariquemes, como para todo o Vale do Jamari. As pessoas terão um lugar bonito para curtir com seus filhos, namorar, registrar os momentos felizes nas redes sociais”, enfatizou Confúcio.

As duas nascentes foram recuperadas pelo projeto Água Viva e animais foram levados ao habitat natural

Na próxima semana, os reeducandos que participam do projeto Construindo Liberdade vão iniciar os trabalhos de jardinagem.

MEIO AMBIENTE

“As duas nascentes foram recuperadas usando a metodologia do projeto Água Viva, enquanto os animais e repetíeis encontrados no local foram capturados pelo Corpo de Bombeiros e os acadêmicos do curso de biologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema) e devolvidos ao habitat natural”, informou Darlete Aguetoni.

O secretário de Meio Ambiente do município, Lucivan Ferreira Leite, explicou que o projeto de revitalização da área segue as leis municipais vigentes, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. “A obra da praça está respeitando a Lei Ambiental”, garantiu.

Texto: Suelly David
Fotos: Arquivos Sepog

Água, Assistência Social, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Inclusão Social, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade