24/04/2024

PREVENÇÃO

Ariquemes recebe ações de enfrentamento ao álcool e outras drogas

29 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

No último sábado (26) encerraram-se as atividades do mutirão de enfrentamento à dependência química, durante a Sepoad Itinerante em Ariquemes. Ações de tratamento e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas foram realizadas apor meio dos projetos Acolher, Acordar e Papo da Hora.

O Projeto Acolher aconteceu na noite de quinta-feira (24), na Praça da Vitória, com ronda itinerante das unidades móveis de abordagem e acolhimento da Sepoad e das entidades parceiras, visando identificar situações de risco associado ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Tendas de apoio foram montadas na praça da Vitória, ofertando serviços de atenção realizados pelo Estado em articulação com a rede municipal, como alimentação, banho e troca de roupas, corte de cabelo, testes rápidos e avaliação prévia das condições de saúde, além da orientação psicossocial e sobre os serviços disponibilizados para tratamento.

Projeto Acolher na praça da Vitória

Na edição, mais de 74 atendimentos foram registrados na tenda, nos diversos serviços ofertados, dos quais 20 pessoas se encontravam em situação de risco na rua, sendo que, 14 destes, voluntariamente, aceitaram ser encaminhados, na mesma noite, para a AMOREVI – Associação Amor e Vida, que os abrigou até a realização dos demais procedimentos necessários para internação, com todo o apoio logístico do Governo do Estado, Prefeitura e demais parceiros e voluntários.

Até sábado (26), cinco pessoas aceitaram o tratamento e também foram abrigadas na AMOREVI para os protocolos de internação. Dos abrigados, três tiveram passagens custeadas pelo Governo do Estado para retorno à cidade de seus familiares (Colina Verde, Alto Paraíso e Cujubim), pois não foi constatada dependência química.

Uma acolhida encontra-se hospitalizada para estabilização de saúde, para continuidade dos protocolos. Os demais já estão sendo encaminhados para as Comunidades Terapêuticas credenciadas e com vagas custeadas pela Sepoad em Ouro Preto, Cacoal, Rolim de Moura e Porto Velho, dentre os quais um menor de 17 anos; sendo que 03 optaram permanecer na ABRACE em Jaru, que gentilmente ofertou as vagas gratuitas pela parceria durante o evento, eis que ainda se encontra em fase de credenciamento junto ao Governo do Estado. Há ainda um caso de um idoso que seguirá para a Bahia para reencontro dos familiares e outro rapaz que preferiu ser encaminhado para uma Comunidade localizada no Acre.
A SEPOAD manteve a disponibilidade de parceria e acolhimento para tratamento de todos os dependentes químicos que desejarem, a qualquer tempo.

PAPO DA HORA
Concluído na manhã de sexta-feira (25), o Projeto Papo da Hora se integrou com o Grupo Voluntários de Ariquemes e com a Prefeitura Municipal, para trazer a interação e Prevenção ao uso indevido do álcool e outras drogas através do incentivo ao protagonismo juvenil, com estímulo das diversas habilidades.

Jovens da rede de ensino estadual, municipal e público do Projeto Jovem Aprendiz receberam orientações através de um bate-papo interativo, oficinas ligadas à qualificação, esporte, cultura e lazer, além de terem realizado inscrições para os cursos, disponibilizados pelo Estado com IDEP/FECOEP.

Também foram oferecida oficinas de Hip Hop com break e Rap pelo Missionário da Fé e Naty, e de Grafite com o instrutor Dentinho (Leandro Cunha), cuja interação se iniciou na segunda (21).

ACORDAR

O projeto Acordar foi realizado no sábado (26), na praça do setor 10, com ação de mobilização e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, onde foi montado um palco para as apresentações culturais e artísticas, animando o público presente, dentre elas, a fanfarra da escola Dirceu de Almeida, Hip Hop – Missionário Rimador e grupo de Break Gilsinho, Amado Batista de Rondônia, Morenos do Forró, dentre outras.

Durante o evento foram programadas várias atividades e interação para toda a família, com tendas temáticas que ofereceram serviços voltados para a promoção da saúde, atividades lúdicas para as crianças, torneio de futebol e vôlei, oficina de grafite, dentre outras.

O projeto tem como objetivo orientar e sensibilizar a população frequentadora de espaços coletivos sobre a prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, visando a promoção e fortalecimento dos fatores de proteção contra dependência química e minimizar os fatores de risco.

Para melhorar a qualidade de vida dos jovens em situação de risco, dependentes químicos em tratamento e seus familiares, ainda foram disponibilizadas para Ariquemes 100 vagas de qualificação técnico-profissional que serão ministrados por meio do Senai e Senac.

A próxima grande ação do Sepoad Itinerante será em Guajará-Mirim, no final do mês de setembro. “Vamos intensificar as ações de enfrentamento a dependência química em todo o Estado, conforme determina o Governador Confucio Moura, agora ainda mais integrados com os parceiros, diante do Pacto Integrador da Segurança Pública”, disse Isis Queiroz , Superintendente da Sepoad.

O Sepoad Itinerante em Ariquemes contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ariquemes, Sesdec, Seduc, Sugesp, Corpo de Bombeiros, Sesau, Grupo de Voluntários de Ariquemes e Jovens Aprendiz, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, AMOREVI, CAPS, OAB, Grupo Sopa e Salvação, Missão Kadosh, ABRACE, BAMAR – Banda Musical de Ariquemes, FAAR e o apoio do Deputado Geraldo da Rondônia.

Texto: Rânderson Santos
Fotos: Rânderson Santos

Assistência Social, Cultura, Cursos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Saúde, Solidariedade