Governo de Rondônia
25/04/2024

PISCICULTURA

Ariquemes é sede neste sábado da 3ª Rodada de Negócios do Tambaqui com a meta de ampliar em 30% o mercado do peixe em Rondônia

16 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Das 8h às 17h deste sábado (17) acontece em Ariquemes a 3ª Rodada de Negócios – Tambaqui de Rondônia, evento internacional que é realizado no estado desde 2013 com o objetivo de ampliar o mercado para o peixe e fortalecer o vínculo comercial entre piscicultores e empresários. A Rodada é organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Suder) em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).

Além da busca pelo tambaqui, os empresários também se interessarem pela transferência de tecnologia, a exemplo do melhoramento genético

Além da busca pelo tambaqui, os empresários também se interessarem pela transferência de tecnologia, a exemplo do melhoramento genético

Nesta edição, além de empresários da área de processamento de pescado de várias partes do País, também participam representantes do Peru, Bolívia e África para realizar negócios com os piscicultores.

De acordo com  a  técnica de piscicultura da Suder, Ilse Santos Oliveira, além da busca pelo produto, os empresários também se interessam pela transferência de tecnologia, a exemplo do melhoramento genético do tambaqui produzido em Rondônia.

“Uma das metas da 3ª Rodada de Negócios é aumentar o mercado do pescado em 30% e o preço do peixe em pelo menos 10%” ressaltou.

Ilse lembrou que antes da Rodada de Negócios o pescado de Rondônia era comercializado apenas para Manaus, e hoje é para mais seis estados, alem de atrair investidores em todos os elos da cadeia produtiva.

“Esta ação do governo estadual diversifica a produção do agronegócio, aumenta as divisas econômicas de Rondônia, gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida do pequeno produtor”, disse Ilse.

A técnica de piscicultura da Suder,  ainda alertou a população quanto à importância do consumo de peixes, detentores de proteína de altíssima qualidade.

“Além de Rondônia ser o maior produtor de pescado de água doce do País, também se destaca pela qualidade do produto ao alcance da população. O consumo pelo menos duas vezes por semana é  recomendado pela Organização Mundial da Saúde”, citou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Inclusão Social, Indústria, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo