Governo de Rondônia
29/03/2024

INTEGRAÇÃO

‘Arraiá do Vovô Vicente’: Governo de Rondônia anuncia aprovação de recursos para construção da nova sede da Casa do Ancião, em Porto Velho

05 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 

Primeira-dama e secretária Luana prestigiou ao arraial acompanhada do governador Coronel Marcos Rocha, quando anunciou a nova sede

 

Por ocasião do ‘Arraiá do Vovô Vicente’, realizado na noite de sábado (3), na Casa do Ancião São Vicente, em Porto Velho, a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira-dama, Luana Rocha, anunciou a aprovação dos recursos para a construção da nova sede da entidade, que funciona como um instituto de longa permanência, atendendo a idosos a partir dos 60 anos, com vínculos familiares rompidos. A nova sede será construída em uma ampla área localizada na Travessa Belizário Pena, no bairro Triângulo, com capacidade para abrigar 40 pessoas. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), aprovados na tarde de sexta-feira (2) na 7ª Reunião do Conselho Deliberativo, presidido pelo governador Coronel Marcos Rocha, que também prestigiou o arraial dos idosos.

A secretária Luana explicou ao público presente que a proposta é fazer com que os internos se sintam como se estivessem em suas casas, recebendo atendimento mais humanizado, em uma área maior, onde poderão contar com vários atrativos que estão sendo planejados pela equipe da Seas, sob sua coordenação e do próprio governador, que tem orientado os servidores a trabalharem com dedicação e zelo pela coisa pública para que Rondônia seja transformado em um Estado melhor para se viver, e a população possa contar com serviços públicos de qualidade.

“É muito bom ver os idosos felizes. Temos que tratá-los com muito carinho e respeito, pois um dia, se Deus permitir, seremos idosos também”, ponderou o governador Marcos Rocha, citando que juntamente com a equipe de secretários está trabalhando para que Rondônia seja mais valorizada e respeitada. “Aos poucos já estamos conseguindo ser valorizados e respeitados, inclusive fora do Brasil”, observou.

Após a fala do governador, a secretária Luana completou que, “é com grande alegria que anuncio a construção da nova sede da Casa do Ancião São Vicente de Paulo, e com o aval do nosso governador, que preside o Conselho, para que possamos dar um atendimento melhor e mais humanizado para estas pessoas que tanto já contribuíram para o nosso Estado”, assinalou.

Quadrilha do Vovô Vicente foi uma das atrações que mais chamou a atenção do público

VOVÔS CATIVAM O PÚBLICO

O arraial que faz parte das políticas públicas da Seas voltadas aos idosos foi realizado na rua Tenreiro Aranha, onde fica a Casa do Ancião, por isso houve necessidade de interditar o trecho entre a Paulo Leal e a Almirante Barroso, no centro da capital, que recebeu ornamentação especial, inclusive instalação de barracas para a comercialização de comidas típicas e bebidas; e atrativos, como pescaria interativa e brechó de roupas. Todos os produtos foram frutos de doações e a renda foi destinada à Casa. Entre as atrações musicais, estavam Edineide Souza e Banda, Trio Casca de Alho e os grupos Carimbó CCI, do Centro de Convivência do Idoso; e Furacão Dance, mas o que mais chamou a atenção foi a quadrilha do Vovô São Vicente, onde cada idoso dançou à sua maneira e vestidos à caráter, uns em cadeira de rodas e outros auxiliados por voluntários da Casa. Entre as premiações do bingo estava o curso de formação de condutor – categoria A (moto), cujo ganhador foi o técnico em radiologia Claudionor Castro.

Maria Ribeiro parabenizou pela iniciativa e disse que pretende ir mais vezes ao arraial

“Está de parabéns a organização deste arraial, pois todos precisamos de momentos de descontração, principalmente os idosos, que na maioria das vezes ficam em casa, enquanto os filhos saem para se divertir. E estes idosos da Casa São Vicente merecem mais atenção ainda porque muitos foram abandonados pelos filhos ou não têm família para cuidar deles. Parabenizo esta iniciativa e espero vir mais vezes”, foi o que disse a dona de casa Maria Ribeiro, 67 anos, que saiu do bairro Tancredo Neves, na Zona Leste da capital, para prestigiar ao Arraial.

Além das atrações musicais da festa e desenvoltura dos idosos na quadrilha, Maria Ribeiro destacou a qualidade da comida e disse que aproveitou também para comprar roupas no brechó. “Estou muito feliz, pois até roupa comprei”, comemorou, aproveitando ainda para parabenizar o governador e a secretária Luana pelo apoio à festa e pela preocupação em construir uma nova sede mais aconchegante.

O evento que faz parte das políticas públicas da Seas voltadas aos idosos teve o apoio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e voluntários.

 

OUTROS MOMENTOS DO ARRAIÁ DO VOVÔ

Leia Mais:

 Dona de casa consegue tirar o pai da Casa do Ancião após adquirir apartamento no Orgulho do Madeira

 Casa do Ancião em Porto Velho registra mais um retorno de idoso ao convívio familiar


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Nilson Santos, Veronilda Lima e Antônio Lucas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cultura, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo