Governo de Rondônia
18/04/2024

ARTES

Artesã Mirtes Rufino é homenageada no 11° Salão do Artesanato em São Paulo

14 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

As peças da Artesã Mirtes Rufino fizeram parte da ornamentação do Salão do Artesanato em São Paulo.

Transformando galhos e raízes que percorriam o Rio Madeira em arte, a artesã paraense Mirtes Rufino, que ficou conhecida no Brasil e exterior pelas famosas esculturas de palhaços, recebeu homenagem durante o 11° Salão do Artesanato que teve o tema “Raízes Brasileiras”. Com a participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a feira aconteceu no período de 07 a 11 de novembro na Expo Center norte, um dos mais modernos salões de eventos da capital.

Mirtes faleceu em 2017, mas deixou seu legado através da riqueza de suas obras, que fazem sucesso por onde passam. A artesã utilizava matéria-prima 100% rondoniense, a maior parte adquirida na beira do rio, como madeira, coco, babaçu, pó de serragem e outros produtos que agregam detalhes as suas esculturas. Durante uma feira de artesanato em 2016 em São Paulo, como a única mulher representando o estado, suas peças atraíram o público, obtendo quase R$ 20 mil de lucro.

De acordo com o superintendente estadual da juventude, cultura, esporte e lazer Rodnei Paes, Rondônia sempre participa das feiras nacionais, e esse ano, além dos artesãos que tiveram a oportunidade de levar seu material pra expor e comercializar, Mirtes Rufino foi homenageada pela organização da feira, que preparou um estande com seu nome. “Ela tinha um material muito valioso, inclusive os famosos palhaços da artesã, também estampam o convite da feira. O segmento do artesanato cresceu muito no estado e temos hoje mais de 1.400 artesãos cadastrados e também um programa de feiras regionais que vem acontecendo em todo o estado. E com isso o artesãos vão conseguindo sua independência, através do seu artesanato”, disse Rodnei Paes.

Algumas peças foram doadas por familiares e outras por colecionadores. Além das obras da artista, mais sete artesãos rondonienses que foram selecionados através de edital lançado pelo governo do estado estavam expondo e vendendo suas peças em estandes de 100 m².


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pamella Rosa
Fotos: Assessoria
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo