Governo de Rondônia
28/03/2024

PROFISSIONALIZAÇÃO

Artesãos de mais oito municípios recebem carteira nacional

23 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

13230205_1106105206095606_361243303304007547_n

Artesãos do interior são cadastrados e recebem carteira profissional

O projeto Sejucel Itinerante, que tem por objetivo a expansão e efetivação das políticas públicas adotadas pelo governo do estado, esteve no final de semana em oito município para cadastrar artesãos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e realizar a entrega da Carteira Nacional do Artesão aos profissionais do segmento.

A equipe da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) passou pelos municípios de Chupingaia, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras, Cerejeiras, Colorado d’Oeste, Vilhena e Cacoal, onde realizou mais de 80 cadastros e fez a entrega de 89 carteiras.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita no âmbito do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), garantindo aos artesãos benefícios, como a isenção de imposto para o transporte das peças, usar o transporte do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) dentro e fora do estado e custeio do estande em feiras promovidas pelo PAB.

“O governo do estado trabalha para que o profissional do artesanato tenha seu trabalho reconhecido, não só em todo estado, como em âmbito nacional, através da participações em eventos e feiras do segmento. Além disso, já temos o projeto de realizar na segunda quinzena de julho, cerca de 300 cadastros para a entrega das carteiras aos indígenas de Cacoal. Recebemos uma lista divida por tribos, com mais de 120 mulheres para serem cadastradas. Com isso, pedimos aos municípios que se preparem para nos receber”, disse o titular da Sejucel, Rodnei Paes, que acompanhou o trabalho da equipe em Cacoal.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pamela Rosa
Fotos: Assessoria
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo