Governo de Rondônia
29/03/2024

COMÉRCIO ARTESANAL

Artesãos de seis municípios movimentam 1ª Feira Regional de Rondônia em Rolim de Moura

09 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com apresentação da Guarda Municipal, fanfarras, balés infantil e adulto, além de zumba para a terceira idade, dança de salão e show da artesã Angélica Quirino, a 1ª Feira de Artesanato de Rondônia foi realizada em Rolim de Moura de sexta-feira (5) até esse domingo (7), fortalecendo as vendas dos trabalhadores da região da Zona da Mata.

Todos os

Sabonetes, hidradantes e aromatizantes artesanais feitos por Marilda

Artesãos dos municípios de Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho e Vilhena expuseram móveis rústicos, peças indígenas, produtos em cerâmicas, móveis de decoração em pneus, peças artesanais em sementes, colares, trabalhos em tecidos e objetos de decoração.

A feira é realizada pelo governo de Rondônia, sob a coordenação da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em parceria com o governo federal por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). O deputado Laerte Gomes contribuiu destinando emenda parlamentar.

A Coordenadoria de Artesanato da Sejucel é responsável pelo cadastro dos artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) para emissão da carteira de artesão.

“A Sejucel, tendo conhecimento das necessidades de alguns artesãos, vai em busca dos cadastros na área em que as pessoas vivem, como é o caso de indígenas da etnia Suruí, que foram cadastrados; e os povos na região de Ariquemes”, disse Rodnei Paes, titular da Sejucel.

Quando cadastrados, os artesãos podem participar das feiras que são realizadas em vários municípios de Rondônia. Só neste primeiro semestre três feiras já foram realizadas, e de 24 a 27 haverá estande especial para os artesão na 6ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná”, disse Rodnei Paes, lembrando que de 9 a 11 de junho será realizada a 2ª Feira de Artesanato em Cacoal, de onde surgiu o edital de realização das feiras.

Mazilda Ferreira de Souza produz sabonetes, hidratantes e aromatizantes de forma artesanal, e comercializa por meio de três páginas nas redes sociais.

Com o cadastro no Sicab, ela pôde participar da 1ª Feira de Artesanato em Rolim de Moura, conseguindo êxito na venda de todos os produtos.

“São produtos com essências regionais de açaí, buritis, copaíba, canela, cupuaçu, com óleo de castanha, sabonetes líquidos e em barra.

Prestigiaram ainda a feira, o senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp e autoridades locais.

Leia mais:

Primeira Feira de Artesanato da Zona da Mata acontece neste fim de semana em Rolim de Moura

Participação de municípios na Feira de Artesanato de Vilhena aumenta cadastro de artesãos

6ª Rondônia Rural Show está com inscrições abertas para artesãos de todo o estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Sejucel e arquivo pessoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo