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26/04/2024

CIÊNCIA

Artigos científicos de professores estaduais de Ji-Paraná são inscritos em eventos nacionais e internacional

14 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com a maior nota do Ideb, alunos da escola Alejandro Mayor são alguns dos privilegiados pela aplicação do artigo científico


Neste tempo em que as aulas seguem de forma remota, devido à pandemia do coronavírus, três professores efetivos da rede estadual de ensino em Ji-Paraná avançam nos conhecimentos e garantem a participação com três estudos científicos em eventos nacionais e internacional, com o foco de ampliar a capacidade de aprendizagem do estudante do ensino médio e universitário.

Os trabalhos são fruto da união de interesses em comum de Gleidson Paulo Rodrigues Alves, mestrando em Educação Escolar; e dos professores Paulo Malicka Musiau, mestre em Física; e, Vânia Costa Ferreira Vanuchi, mestre em Educação em Ciências.

Em conjunto, produziram e inscreveram três artigos científicos na área da matemática e já garantiram a participação em eventos, que serão realizados por meio da internet. Todos os artigos científicos foram aprovados sem ressalvas. O primeiro deles, titulado em “Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral. Tudo junto e misturado?”, já consta nos anais da 20ª Semana da Matemática, realizado no campus local da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), em setembro.

O trabalho dos professores no 7º Congresso Nacional de Educação (Conedu) tem o título “Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de cálculo diferencial e integral”. O evento ocorre de 15 a 17 de outubro por meio da internet. Os professores também estão inscritos em dois eventos simultâneos, que são: o 5º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no contexto Latino-Americano, e no 14º Simpósio Nacional de Literatura, História e Memória, em novembro, com o trabalho científico “Ferramentas digitais face a pandemia da Covid-19; percepções didáticas a partir da vivência de professores da educação básica em Rondônia”.

Gleidson Alves leciona no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM IV). Os outros dois lecionam na escola Alejandro Yagüe Mayor, responsável pela maior nota do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas estaduais que atuam em tempo integral.

A metodologia do estudo científico já foi testada em trabalhos com estudantes do ensino médio

O estudo científico apresenta novas metodologias propondo a inserção de estratégias pouco usuais no cotidiano escolar. “Esse novo formato desperta no aluno maior interesse pelos cálculos”, revela o professor Gleidson Alves, após aplicar as técnicas em sala de aula antes de inscrever o trabalho científico nos eventos virtuais.

A atividade em conjunto dos três professores, que lecionam em escolas diferentes, propõe melhoria na qualidade do trabalho que o professor desenvolve na sala de aula, sendo muito mais refinado do que já existe. Ainda que o momento pandêmico esteja em curso, os servidores de Ji-Paraná estão alinhados em estudos e trabalhando em parceria para melhorar as condições do processo educacional.

“O processo de formação do professor não deve acabar na formação inicial ou em alguns cursos de atualizações. Deve ser permanente durante toda a vida profissional como proposta de contribuir para qualidade de ensino”, entende o professor Paulo Musiau, sobre a missão em parceria com os demais colegas ao elaborar o artigo científico e a participação nos eventos nacionais e internacional.

De acordo com o professor-mestre Musiau, o ensino e aprendizagem da Matemática é uma forma descontextualizada seguindo uma sequência de regras. “O avanço tecnológico tem modificado a forma de acesso às informações, propiciando o surgimento de uma nova sociedade que está voltada para informação e para o uso das diversas multimídias e no âmbito educacional”.


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Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

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Cultura, Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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