Governo de Rondônia
23/04/2024

POP ARTE

Artista plástico de Rondônia vai expor quadros com especialidades médicas no Rio de Janeiro

03 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

diego-franco

Médico e artista plástico rondoniense Diego Silva Franco

Quando menino, a mãe Adna Angélica Soriano da Silva levava-o para o trabalho na Secretaria Estadual de Agricultura, deixando-o entretido com desenhos. Desde os anos 1980, o médico com especialização em medicina nuclear, Diego Silva Franco, 31 anos, despertara para a pintura.

Naquele período, ele apenas buscava conhecimentos artísticos. Só chegou a pintar aos 30 anos, quando observava atentamente tubos de óleo em prateleiras de lojas no Rio de Janeiro. “Pensei: um dia vou mexer com isso”, disse Diego.

De 4 a 31 de outubro,  o médico com especialização em medicina nuclear Diego Franco inaugura sua primeira exposição denominada “Consulte-se”, na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). Depois, pretende levá-la a outras capitais, e se possível, ao exterior.

Trata-se da coleção composta por 20 obras, em sua maioria medindo 80cm x 60cm, representando cada especialidade médica de uma forma bem compreensiva e de fácil leitura visual. Retrata a ciência médica com o simbolismo de cada especialidade, na visão e o imaginário do artista.

Diego é discípulo do estilo pop arte, um movimento artístico surgido na década de 1950 na Inglaterra e que alcançou sua maturidade na década de 1960 nos Estados Unidos. Só chegou a pintar aos 30 anos, quando observava atentamente tubos de tinta a óleo em prateleiras de lojas no Rio de Janeiro.

Nascido em Campina Grande (PB), mas filho de rondonienses, mudou-se ainda criança  para Porto Velho. Sempre gostou de criar, produzindo convites de aniversários de familiares, capas de CDs, capas de trabalho, além de se dedicar às artes no colégio.

Trabalhou com diversos formatos de artes, aprendeu Corel Draw, Photoshop, participou de exposições nas feiras de ciência, vencendo três delas.

Diego Graduou-se na Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco e fez residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Fundão. Na área médica, além da Medicina Nuclear, incursionou na especialidade  de urgência e emergência.

No Rio, não lhe faltaram oportunidades. Atuou profissionalmente em grandes eventos: Rock in Rio, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude e em jogos no Maracanã.

“Eu aprendi pintar sem fazer curso algum. Fui testando a tinta a óleo, o degradê, a luz e a sombra. Os primeiros quadros não ficaram bons, mas depois eu deslanchei”, contou.

“Um dos grandes desafios foi a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho de 2013, com o papa Francisco em Copacabana: ele jogava água benta e as pessoas corriam no rumo do mar, salvamos muitas de afogamento, e também trabalhamos na concentração dos idosos, onde houve desmaios e hipertensão”, lembrou.

Durante a jornada, Diego chefiou um posto de atendimento em Copacabana.

expo_consultese

Ortopedia

ORTOPEDIA
osteoblasto

A ortopedia está diretamente relacionada à traumatologia, que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos.  As lesões e deformidades ósseas estão como os principais quadros clínicos desta especialidade.

As fraturas transtrocanterianas perfazem um quarto das fraturas do quadril e acometem mais comumente o idoso, com o aumento da incidência proporcional a progressão da idade.

A sua frequência está aumentando de forma preocupante, juntamente com os custos socioeconômicos.

A obra demonstra a osteoporose como a principal causa da fratura instável transtrocantérica, através do aumento dos espaços do componente inorgânico da matriz óssea. O operário realiza a massificação de gesso internamente, pela maior tentativa de estabilidade da injúria, assim como no trabalho dos osteoblastos na síntese óssea.

expo_consultese1

Pneumologia

PNEUMOLOGIA
Fumo final

O pulmão sadio detém textura rósea, elástico, facilmente depressível ao se tocar, e que volta a sua forma em seguida, assim como um balão. Já o de fumante apresenta-se bem mais escuro, inelástico, com áreas enegrecidas distribuídas em todas as partes. Atualmente existem 1,1 bilhão de fumantes no mundo, segundo a OMS, matando mais que o álcool e drogas ilegais.

A obra faz uma analogia do pulmão com veículo aéreo mais antigo da humanidade, ambos contendo ar quente no seu interior. Nota-se que o pulmão esquerdo se apresenta enegrecido pelo fumo persistente e duradouro.

A instabilidade do balão ocorre pela dificuldade da expansibilidade e preenchimento adequado no pulmão esquerdo, fazendo lhe pender para o lado sadio. Observa-se que todo sistema se apresenta em risco, deixando a quem o pertence em iminência de morte, pendurado a própria sorte.

expo_consultese2

Endocrinologia

ENDOCRINOLOGIA
Hiper 

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó).

O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireóide é hiperativa e produz excesso de hormônios tireoidianos. Vários sintomas essa patologia pode causar, entre eles, ansiedade, irritabilidade, nervosismo e suor excessivo. Nada melhor expressa o metabolismo acelerado como o fogo.

A obra demonstra a borboleta na vigência do calor do fogo, caracterizando todo o seu hipermetabolismo, com maior incidência em mulher de 20 a 40 anos de idade.

expo_consultese3

Infectologia

INFECTOLOGIA
A batalha

Nosso organismo é infectado por diversos microrganismos diariamente, dando trabalho constante a todo sistema de defesa.

A obra faz referência aos glóbulos brancos, no formato de caravelas brancas, atacando as bactérias dentro do vaso sanguíneo. Nota-se que uma das caravelas está afundando devido à contaminação do vírus na sua popa.

Essa batalha diária acontece sem mesmos termos conhecimento, muitas das vezes sem apresentar sintomatologia.

expo_consultese4

Neurologia

NEUROLOGIA
Ecobike

A EcoBike é uma bicicleta que gera energia elétrica limpa. Ela é estacionária, ou seja, fica fixa no local enquanto as pessoas pedalam. Apresenta um conceito de energia independente, se tornando mais uma alternativa para energias sustentáveis.

O neurônio é a célula altamente especializada na transmissão de informações, na forma de impulsos nervosos (eletroquímicos) , havendo cerca de 86 bilhões deste em todo o sistema nervoso humano.

A obra baseia-se no conceito de energia regenerativa, cíclica, onde o movimento gera energia para o próprio movimento, tornando um eixo sem desperdício, com eletricidade para próprio uso.

expo_consultese5

Oftalmologia

OFTALMOLOGIA
Visão além do alcance

A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão a distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.

A obra induz um contraponto da dificuldade de visão a distância, com a correção através do uso de binóculo.

OBSTETRÍCIA
Sereno

As flautas são conhecidas por serem os primeiros instrumentos musicais inventadas pelo homem. Possui um som sereno, agudo, que esbanja calmaria pra quem aprecia.

A maior preocupação de uma gestante é que o bebê cresça sadio, mas existe uma curiosidade das futuras mamães sobre o que o bebê faz dentro do seu útero. O som da flauta é uma ferramenta útil para ajudar a acalmar o bebê, na junção de sua sonoridade e a formação de um ambiente propício para crescimento saudável.

CARDIOLOGIA
Semeie

A obra faz alusão ao plantar em um dos terrenos mais férteis do coração: o ventrículo esquerdo. O semeador utiliza o canal interventricular presente na parede do septo para auxiliá-lo nesta tarefa.

Isto determina um mix entre semear atitudes boas dentro do coração, assim como a tentativa de melhorar o mundo em que vivemos através do cultivo e ajuda ao meio ambiente.

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo de Diego Franco
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Rondônia, Saúde, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo