Exposição

Artistas de Rondônia são selecionados para Bienal na Europa

09 de abril de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

13A artista plástica e professora, Angella Schilling, que há dois anos forma gravadores em Porto Velho, através de Cursos Livres de Xilogravura, enviou trabalhos dos alunos para a X Bienal Internacional de Gravuras na Itália -Prêmio ACQUI 2011.

Os trabalhos que mostram gravuras contemporâneas com temas abstratos, figurativos e regionais foram produzidos pelos artistas Adelina Jacob, Alexandrina Rosa de Jesus, Carolay Reinold, Edna Cerqueira, Fátima Montanari, Francinei Vasconcellos, Maria Regina Crema, Tito Tezzari Junior e Angella Schilling.

Com aprovação unânime, o material passou por uma curadoria composta por doutores em arte, história da arte da gravura, colecionadores entre outros que analisaram técnica, tema, execução, criação, composição e impressão. A artista plástica ressaltou que, “Até pouco tempo atrás, não se tinha conhecimento desta técnica na região e receber a notícia de que o grupo está de fato fazendo parte desta grande Bienal é motivo de muito orgulho” afirmou Angela.

Francisco Leilson “Chicão” explicou que as artes plásticas estão vivendo um novo momento no Estado, “Por meio dos grandes talentos da nossa região, Rondônia está ganhando espaço no cenário internacional com trabalhos de alta qualidade e isso mostra que devemos apoiar ainda mais essas iniciativas” afirmou o secretário da Secel.

O Estado será representado ainda no Catalogo Europeu pelo trabalho do artista Francinei Vasconcelos. Após o encerramento, a Bienal irá circular por toda a Itália com exposições em Galerias de Arte e Museus e as gravuras passarão a fazer parte do Museu da Gravura de AcquiTerme no castelo de Paleologia.

Texto: Emilli Sousa