Governo de Rondônia
Terça, 27 de julho de 2021

Centenário

Artistas pintam patrimônio histórico

16 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

SAtendendo ao desafio proposto pelo secretário da Secel Francisco Leilson Chicão, artistas plásticos residentes em Porto Velho, participaram no último final de semana, do mutirão “Pintando o Centenário da Madeira Mamoré”.

 

A ação que contou com a coordenação do diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Geraldo Cruz reuniu mais de 20 artistas plásticos no complexo da EFMM, com o intuito de limpar, lixar e restaurar a pintura da locomotiva 18 e de mais dois vagões. Enquanto uns lixavam parte da máquina para receber a pintura, outros espanavam e até varriam as dependências dos vagões.

 

Todo o empenho é para preservar o acervo histórico de um dos pontos turísticos mais importantes de Rondônia e para prepará-lo para a “Virada Cultural”, que terá 24h de programação em comemoração ao Centenário da Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e vai acontecer no próximo dia 1º de agosto, coordenada pela Comissão do Centenário que reúne órgãos e entidades públicas e privadas.

 

Francisco Leilson Chicão expressou sua satisfação em ter os artistas plásticos dando a sua contribuição para este momento histórico, “Estou muito entusiasmando com a adesão de tantos artistas para esta ação que está transformando nosso acervo patrimonial e oferecendo os devidos cuidados. A locomotiva já está apitando e estamos fazendo alguns ajustes para que no dia primeiro ela ande no pátio da EFMM. Isso tudo, graças ao empenho de toda a equipe da Comissão do Centenário”, finalizou disse o secretário da Secel.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe