Governo de Rondônia
28/03/2024

FORTALECIMENTO

Assédio moral e sexual no trabalho é tema de reunião da Rede de Ouvidorias Públicas de Rondônia

23 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião foi presidida pela Ouvidora Geral do Estado que esclareceu sobre a importância do trabalho em conjunto da Rede de Ouvidores

A Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Rondônia realizou uma reunião por videoconferência nesta sexta-feira (23), para discutir sobre o tratamento de manifestações que aportam nas Ouvidorias sobre assédio moral e sexual no trabalho.

Para a Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia, , essa reunião é de grande importância no âmbito das Ouvidorias Públicas, onde todos os ouvidores envolvidos puderam contribuir de forma satisfatória para que se estabeleça um fluxo de tratamento das demandas de assédio que estão nas Ouvidorias de um modo geral.

A reunião foi presidida pela ouvidora do Estado, Etelvina da Costa Rocha que esclareceu a importância do trabalho em conjunto da Rede,  para o fortalecimento das Ouvidorias Públicas, principalmente no tratamento das demandas de assédio que são sensíveis e necessitam de um fluxo de tratamento específico.

Para a vice-presidente da Rede de Ouvidorias, Valdirene de Oliveira, as instituições públicas são propícias para a ocorrência das demandas de assédio e que essas demandas devem ser tratadas através de procedimento administrativo, para que de alguma forma iniba as ações de assédio. Ressaltou ainda, que os órgãos devem responder pelos casos, pois não deveriam ocorrer e que como as Ouvidorias possuem um importante papel para a Gestão Pública, esses casos não podem passar despercebidos, precisam ser tratados.

A coordenadora do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União em Rondônia, Leila Juliari, elogiou a iniciativa da reunião e sugestionou a importância da sensibilização do ambiente de trabalho para o recebimento das manifestações de assédio, e lembrou que a atitude do servidor assediador pode levar a demissão do cargo público.

A reunião contou ainda com a presença do superintendente da Controladoria Geral da União no Estado de Rondônia (CGU), Miguel Mauricio Kurilo, da coordenadora do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU, Leila Juliari, da ouvidora do município, Luciane Szynczak, do assessor de Ouvidoria do Ministério Público, Vicente Anastácio e dos assessores da Ouvidoria do Tribunal de Contas (TCE), Felipe Lima e Ana Lúcia.

Fazem parte da Rede de Ouvidorias Públicas Rondoniense a Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Assembleia Legislativa, Ouvidoria Geral da Prefeitura de Porto Velho, Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Federal de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ouvidoria do Estado de Rondônia e Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Ouvidoria e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo