Governo de Rondônia
Terça, 23 de abril de 2019

QUALIFICAÇÃO

Assessores governamentais participam de curso de gestão avançada em Porto Velho

27 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Pelo menos 150 gestores do governo estadual participam até sábado (29) do curso de gestão avançada, aberto nessa quinta-feira  (27), em Porto Velho, como parte da Semana do Servidor. O evento é conduzido pelos consultores Oscar Motomura e Deise Fukamati, que têm no portfólio atendimentos prestados a empresas públicas e privadas, tribunais de contas e organizações de diversos segmentos.

Curso que segue até sábado faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público

Curso que segue até sábado faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público

Entre os participantes, estão secretários estaduais, adjuntos, diretores, gerentes e comandantes de organizações militares.

O Programa de Gestão Avançada (APG), segundo Oscar Motomura, tem entre as propostas semear ideias, provocar discussões em grupo que se perpetuem no dia a dia dos participantes e estimular a capacidade de resolver problemas ao extremo.

Na primeira participação, o consultor sustentou que isto inclui não ter medo do impossível.

Ao abordar formas de gerenciamento, Motomura mostrou o vídeo de um homem simples, “Zé Celeste”, responsável por mudanças no meio que escolheu para viver, na zona rural do Maranhão.

Inconformado com os vizinhos que se contentavam há décadas com o próprio sofrimento, “Zé Celeste” produziu alimentos onde havia basicamente areia, e liderou conquistas, como a instalação da energia elétrica, construção de poços artesianos e a formação de uma associação de moradores.

Partindo deste exemplo, o palestrante apresentou vertentes da moderna gestão que fazem parte do cotidiano de “Zé Celeste”. As virtudes do homem simples, conforme Motomura, o tornam um empreendedor de sucesso, que não se intimida diante das dificuldades, tem visão futurista, sabe influenciar positivamente seu grupo, e está atento para produzir cada vez mais riquezas.

MOTIVAÇÃO

O governador Confúcio Moura não só participou, como fez questão de encaminhar alguns assessores diretos para o APG. Agora, como presente aos servidores, trouxe o grupo de consultores a Porto Velho para capacitar um universo ampliado de gestores.

Em breve pronunciamento, Confúcio testemunhou que é visível a transformação dos assessores que já participaram do curso. “Vejo neles a vontade de mudar e fazer coisas inovadoras”.

Diante das expectativas dos gestores, o governador disse que a melhor resposta virá após a conclusão da imersão, no sábado, à tarde.

O governador explicou que os servidores estão, desde aquele momento, numa imersão, similar a um retiro, para assimilar conhecimentos que serão úteis nos cargos que ocupam. “É importante produzir as mudanças que o Brasil precisa”, reforçou.

O superintendente estadual de Comunicação, Domingues Júnio foi o responsável pela acolhida aos assessores. Como já participou da capacitação conduzida por Oscar Motomura e Deise Fukamati, disse que se trata de uma experiência privilegiada que deve produzir o mesmo impacto nos participantes de agora.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Conferência, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe