Governo de Rondônia
29/03/2024

ATIVIDADES ESPECIAIS

Assistência às mulheres é reforçada no mês de março; abertura oficial será feita na quinta-feira, em Cujubim Grande

02 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta segunda e terça-feira o atendimento é feito para as mulheres do Residencial Orgulho do Madeira e proximidades previamente agendadas

As mulheres do distrito de Cujubim Grande, na região de Porto Velho, receberão atendimento especial durante dois dias em ação do governo estadual, que será realizada pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) em parceria com o Hospital de Amor da Amazônia, como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A abertura oficial será feita às 9h da próxima quinta-feira (5), mas os trabalhos serão iniciados na quarta-feira (4), na Unidade Básica de Saúde José Gomes Ferreira, com oficinas de maquiagem, designer de sobrancelhas, roda de conversas sobre a Lei Maria da Penha, direitos da mulher, entre outras abordagens.

No dia seguinte, o atendimento será feito na carreta do Hospital de Amor, onde deverão ser realizados pelo menos 160 exames papanicolau (80 pela manhã e 80 à tarde) e 96 mamografias (48 pela manhã e 48 à tarde) para prevenção dos cânceres de útero e mama, respectivamente.

Além de Cujubim Grande, também em parceria com o Hospital de Amor, a Seas está atendendo às mulheres do Residencial Orgulho do Madeira e proximidades, nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), com oficinas de beleza e saúde, roda de conversas, 60 mamografias (30 pela manhã e 30 à tarde) e 100 exames papanicolaus (50 pela manhã e 50 à tarde). Os exames foram previamente agendados há uma semana.

Também como parte das atividades, de 1 a 31 de março acontecem ações em escolas da rede estadual alusivas à Campanha Estadual Maria da Penha (Lei 4.536/2019); e no dia 9, especificamente, será dado ênfase ao combate à violência contra a mulher, com base na Lei Estadual 4.600/2019, que criou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram como fatores de risco para alguns tipos de câncer o estilo de vida da população, como obesidade, álcool, sedentarismo e tabagismo. Os tipos mais comuns em Rondônia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), são os de mama, próstata, pele, colo do útero e estômago.

Leia mais:

 Seas realiza agendamento de mulheres do Orgulho do Madeira para exames preventivos aos cânceres de mama e colo do útero na carreta do Hospital de Amor


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo Seas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Distritos, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo