Governo de Rondônia
19/04/2024

PREVENÇÃO

Assistência Médica Intensiva e Cosme e Damião recebem doações de máscaras faciais de proteção Individual

09 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Horácio Tamada, diretor de Ensino e Pesquisa e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base

A unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI 24h) e o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) receberam doações de máscaras de proteção facial individual do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com apoio e colaboração dos engenheiros do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (Laccro).

De acordo com o médico Horácio Tamada, diretor de Ensino e Pesquisa e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base, a falta de Equipamento de Proteção Individual em todo país preocupa os profissionais de saúde. “Nós, que estamos ligados diretamente com os cuidados com os servidores, nos preocupamos. Por isso focamos na máscara fácil, também chamada de face shields. Através de colaboração dos engenheiros do Ifro, com a liga acadêmica e Hospital de Base, confeccionamos esse tipo de mascara, cerca de 60 a 70 por dia. Na medida do possível, distribuímos para as unidades mais urgentes como Cemetron, AMI, Pronto Socorro João Paulo II, Hospital Infantil Cosme e Damião e Hospital de Base. No total, já entregamos cerca de 300 mascaras”.

Ainda de acordo com o médico, as máscaras são feitas com o material poliestireno, mais conhecido por PS e o acetato (viseira) de forma que sejam higienizadas. “Nós testamos as máscaras com álcool e hipoclorito sendo que, se deixar por meia hora, pode ser reutilizada pelo mesmo profissional”, explicou.

Damile Cristina Neves da Silva, Coordenadora da AMI

A coordenadora da AMI 24h, Damile Cristina Neves da Silva, falou da importância do uso das máscaras e dessa doação para a unidade. “Essas máscaras são importantes e fundamentais para o profissional que vai fazer o procedimento de aspiração, intubação orotraqueal, ou outro procedimento que poderá gerar gotículas desse paciente”.

A coordenadora destacou ainda a ajuda de outros seguimentos que estão auxiliando no combate e prevenção. “Sabemos que alguns acessórios e equipamentos que são de proteção individual estão escassos, então a iniciativa de várias áreas são sempre bem-vindas”, disse Damile Cristina da Silva.

O Hospital Infantil Cosme e Damião também recebeu doação de 30 máscaras. “Estamos muito satisfeitos com essa doação, e por ver a solidariedade da sociedade que mostra-se preocupada com o avanço dessa pandemia. Esse equipamento de proteção facial, além de oferecer uma segurança maior para as nossas crianças, oferece também cuidado com nossos profissionais”, enfatizou o diretor do HICD, Sergio Pereira.

Leia Mais:

 Governo de Rondônia compra 100 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

 Em ação inédita, Governo monta mais 35 leitos para atendimento aos casos graves de Covid-19

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo