SÃO DANIEL COMBONI

Associação reconhece apoio a hospital

19 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

governadorA Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Asdaco) realizou na manhã de sexta-feira, (16.05) em Cacoal, solenidade de agradecimento ao apoio prestado ao hospital pelo governador Confúcio Moura (PMDB). Além de liberar recursos estaduais, o Governo do Estado contribuiu para que o São Daniel Comboni conseguisse se credenciar junto ao Governo Federal, o que vai possibilitar também o recebimento de recursos federais. O credenciamento foi efetivado por meio de parceria entre o São Daniel Comboni e o Hospital Regional de Cacoal, em um trabalho que obteve o apoio, em Brasília, da deputada federal Marinha Raupp e do senador Valdir Raupp (PMDB).

Várias autoridades prestigiaram o evento e destacaram a importância do hospital. A idealização do projeto pelo então Padre Franco Vialleto, hoje prefeito da cidade e o apoio da sociedade em geral, inclusive de pessoas comuns do município, também foram citados. O médico Claudemir Borghi, presidente da Asdaco, agradeceu o apoio de todos os parceiros do hospital, inclusive do governador Confúcio Moura. “Talvez um dia a história conte a importância do apoio que o governador vem dando ao hospital”, disse.

rauppA parceria firmada entre o São Daniel Comboni e o oncologista Olamir Rossini Júnior, do Instituto Oncológico de Minas Gerais, também foi citada como fator de suma importância para que o hospital pudesse prestar o atendimento médico especializado. No período de janeiro de 2013 a abril de 2014, o HSDC realizou 40.625 procedimentos, entre consultas, quimioterapia, radioterapia e internações. “Há vários anos iniciamos um trabalho de formiguinha, na tentativa de mostrar ao máximo de pessoas possível que o Hospital São Daniel Comboni é importante não só para Cacoal, mas para o Brasil”, disse o promotor de Justiça, Everson Pini, um dos parceiros do hospital.

Confúcio lembrou do empenho dos parceiros do São Daniel Comboni, inclusive na busca de recursos e destacou a importância do hospital no atendimento à população do Estado. Citando dados relacionados à criminalidade, mortalidade infantil e saneamento básico, além do crescimento das instituições universitárias, o governador também afirmou que Cacoal é uma das melhores cidades da Região Norte para se viver.

Texto: Eli Batista
Fotos: Daiane Mendonça