MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Associação Rondoniense de Municípios defende municipalização do trânsito em parceria com o Detran

30 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Promovido pelo Departamento Estado de Trânsito (Detran), o Encontro de Prefeitos de Rondônia para Municipalização do Trânsito somou positivamente com a adesão da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), que mirando os principais modelos do País, defende uma gestão própria do trânsito para cada ente.

Diretores do Detran, Neil Gonzaga e Benedita Oliveira, com prefeitos e autoridades rondonienses na abertura do Encontro de Prefeitos

Ao lado do diretor-geral do Detran, Neil Gonzaga, o presidente da entidade que reúne os prefeitos do Estado de Rondônia, Cláudio Santos – atual prefeito de Theobroma -, disse que o projeto de municipalização é muito bom, simples e direto, eis que visa trazer o trânsito e sua gerência para o lugar onde ele acontece e onde as pessoas vivem, garantindo ao administrador municipal as condições de atender, de forma direta, as necessidades da população.

O diretor-geral do Detran agradeceu a presença do do vice-governador José Jodan, dos prefeitos e das demais autoridades, e dirigiu-se ao presidente da Aron, destacando sua posição em defesa da municipalização. Para ele, com esse projeto quem ganha é o conjunto da sociedade, que passa a ter um sistema de trânsito orientado e fiscalizado de perto, e com recursos próprios para melhorar os sistemas locais de sinalização e fluidez nas vias urbanas. “Por isso conclamo os prefeitos que se unam à Arom nesta parceria com o Detran, para que possamos ter um trânsito cada vez melhor, mais organizado e mais humano”, disse Neil Gonzaga.

Defensora da Municipalização, a diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Oliveira, defende projetos e ações que integrem e eduquem o conjunto da sociedade que faz o trânsito – pedestres e usuários do sistema -, o que só é possível com recursos e meios adequados, como propostos no projeto de parceria do Detran, para gerar as melhorias urbanas necessárias no contexto do trânsito, e a promover a redução do número de acidentes. Para ela, este é o foco, “e precisamos contar com o apoio de todos, e mais especialmente da liderança da Associação Rondoniense Municípios”, destacou.

Por seu turno, o representante da entidade municipal explicou que trazer o trânsito para o município significa trazer para a administração local as soluções dos problemas locais do trânsito, da mobilidade urbana, da acessibilidade para todos, motivo pelo qual mostrou-se interessado com a iniciativa do Detran Rondônia, prometendo levar a todos os prefeitos a proposta desse projeto e os benefícios da municipalização, que garante meios e recursos financeiros para a administração municipal realizar o conjunto das atividades relacionadas ao trânsito, incluindo os serviços de engenharia, fiscalização, educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

MONTE NEGRO DESTACA PARCERIA

O prefeito de Monte Negro, Evandro Marques, reconheceu que as condições do trânsito em seu município são precárias, mas vê com esperança a solução desses problemas com esta parceria com o Detran. Para ele, a tão falada mobilidade que é um atributo essencial associado às cidades, pequenas, médias e grandes, por suas próprias dificuldades, só pode ser alcançada com esse tipo de parceria, para gerar os melhores resultados para população.

Em sua assertiva, ele foi enfático ao afirmar que, com recursos dos Sistema de Trânsito, o prefeito pode criar condições legais para o deslocamento das pessoas e bens no âmbito do espaço urbano, com investimentos nas vias públicas, educação, fiscalização e em toda infraestrutura urbana. Ele disse que no trânsito é preciso formar cultura em todos os seus aspectos, visto que “nos pequenos municípios as pessoas acham que podem fazer tudo”, afirmou fazendo uma relação dos pequenos municípios com o Ariquemes – presente ao encontro -, que é municipalizado e tem um trânsito completamente ordenado.

AUTONOMIA NA PAUTA DE ARIQUEMES

O prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, acabou dando uma aula de boa gestão dos recursos do trânsito. Ele disse que são muitos os benefícios da municipalização, destacando a autonomia municipal e sua gerência, para definir prioridade para os investimentos dos recursos provenientes do Sistema de Trânsito. “Com isso podemos manter o trabalho de manutenção constante de nossa malha viária, com sinalização adequada e fiscalização”, disse.

O prefeito reconheceu que, além de todos os benefícios já citados, as estatísticas indicam que em todos os municípios que aderiram a municipalização, registrou-se gradativamente uma queda nos índices de acidentes. “Sabemos que a quantidade de veículos aumenta ano a ano em nosso município, e não podemos prescindir desses recursos para manter nosso trânsito nas melhores condições”, disse o prefeito de Ariquemes, cujo sistema de trânsito é municipalizado desde 2006.

VEJA A GALARIA DO EVENTO:

Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Ivi Fideles e Édie Cruz