Governo de Rondônia
16/04/2024

AGROPECUÁRIA

Associação Rural de Candeias recebe ensiladeira

03 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

ensiladeira_0135

Associação Rural da Bacia Leiteira de Candeias do Jamari produz café, leite, milho e inhame.

A Associação Rural da Bacia Leiteira de Candeias do Jamari (ARBALC) recebeu esta semana uma ensiladeira do governo do estado. O equipamento tem a finalidade de produzir a silagem, utilizada como nutriente para os animais durante o período de estiagem. A associação, que fica na linha 43, quilômetro 17, do município de Candeias do Jamari, contempla diretamente 40 famílias, que produzem leite, café, milho e inhame.

Antônio Onofre de Souza, produtor rural da linha 43, lembra que a comunidade está animada com a produção de legumes e hortaliças. “Este ano plantamos 30 hectares e esperamos colher perto de 4.500 toneladas”.

O presidente da associação, Osmano José Ramos, mora na região há 18 anos. Ele destaca a utilidade da ensiladeira na produção de alimento para o gado leiteiro durante o período de estiagem. “Nossa principal atividade econômica é a produção de leite, a ensiladeira vem para acabar com o serviço braçal no corte das campineiras para alimentar o gado na época da seca. Vamos trabalhar com outras quatro associações e assim atender mais de 600 famílias”.

O agricultor Paulo Sergio Zeferino Amaral produz em sua propriedade café, leite, farinha e mandioca. Ele comentou que a maior dificuldade é a falta de calcário para corrigir o solo. “Nossa dificuldade é com o calcário, com este insumo podemos produzir leite, milho e silagem com melhor qualidade”.

Presente à solenidade de entrega da ensiladeira, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, lembrou que “o governo acaba de construir a mais moderna usina de calcário da região norte, e os produtores poderão adquirir calcário de qualidade aqui mesmo, no estado, a custos menores”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo