ASSOCIATIVISMO

Associação das Mulheres de Rio Pardo se fortalece com novo maquinário

02 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Associação das Mulheres Urbanas e Rurais de Rio Pardo (Asmur) ganhou seis máquinas de costuma e um fogão industrial. Nesse distrito, a 170 quilômetros de Porto Velho, duas associações demonstram que é possível mudar a realidade com união.

Sexta-feira (30), a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e  Regularização Fundiária (Seagri) também repassou à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Nova União (Asprunu) um caminhão com tanque isotérmico com capacidade para nove mil litros para transporte de leite resfriado.

A presidente da Asmur, Sebastiana Jesus dos Santo,s informou que as mulheres pretendem montar uma  micro fábrica de roupas, peças íntimas, camiseta e calças. “Somos 126 mulheres,  ganhamos  as máquinas e estamos aguardando a chegada da energia elétrica. Precisamos também de curso profissionalizante”, discursou.

“Quem conheceu Rio Pardo no início, sabe que a demanda é grande, mas temos que continuar buscando as melhorias que queremos. As obras de instalação da energia começaram e pararam, mas vamos juntos cobrar a concessionária que retome as obras. O desenvolvimento do distrito depende dessa obra,” destacou Edvaldo Fernandes de Oliveira.

Para o presidente da Asprunu, Salvador da Cruz Filho, o caminhão irá baixar o custo do frete garantindo mais renda para ao produtor. “Hoje somos 45 associados, trabalhamos na cultura do café e com a pecuária leiteira. Produzimos por dia 11 mil litros de leite. O o caminhão fortalece a associação, e a renda para o produtor é garantida”, destacou Filho.

DSC_0208

“Venho de uma cooperativa e sei que a luta para que ela continue unida é difícil, mas vocês presidentes estão de parabéns. É

receber o que cobrou, agradecer e pedir de novo até que as demandas da comunidade sejam sanadas”, enfatizou o secretário Padovani. Ele espera conseguir o motor estacionário reivindicado pela associação.

Máquinas de costura e fogão industrial fazem parte da emenda do deputado estadual Ribamar Araújo (PT); o caminhão com tanque isotérmico é oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Carlos Magno (PP). Todas as emendas têm contrapartida do governo estadual
.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva