Governo de Rondônia
19/04/2024

INCENTIVO

Associativismo e cooperativismo são temas de seminário promovido pela Emater para produtores rurais de Ji-Paraná

19 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Agricultores familiares são estimulados a participar do seminário da Emater-RO

O empreendedorismo rural é tema central de um seminário sobre associativismo e cooperativismo dirigido a produtores da agricultura familiar do município de Ji-Paraná. O evento está marcado para acontecer na manhã da próxima  terça-feira (24) no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

O seminário será conduzido por extensionistas rurais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, junto aos extensionistas que assistem aos produtores, até o dia anterior à abertura dos trabalhos. Podem participar os agricultores que se interessam pela criação de novas organizações e os dirigentes das entidades já constituídas.

“Nosso objetivo é orientar os participantes sobre a importância da formação de grupos de pessoas com interesses comuns, bem como reforçar os benefícios dessas organizações quando elas estão devidamente legalizadas juridicamente”, antecipa o chefe do escritório da Emater em Ji-Paraná, Gabriel Cordeiro.

O melhoramento genético é um instrumento eficaz no aumento da produtividade do gado leiteiro

Legalizadas, as associações e as cooperativas se tornam ferramentas para alavancar o crescimento do setor produtivo em vários aspectos. “A captação de recursos é uma delas”, destaca Gabriel Cordeiro, detalhando que as facilidades são maiores na aquisição de linhas de crédito e formação de convênios com órgãos públicos para aquisição de equipamentos e insumos, dentre outros benefícios.

O associativismo proporciona que o homem do campo cresça e passe a compreender melhor as técnicas agrícolas e administrativas, além de participar e contribuir no processo de comercialização.

O cooperativismo é um caminho onde é possível unir desenvolvimento socioeconômico, produtividade e sustentabilidade individual e coletiva. A cooperativa é uma organização onde todos são donos do próprio negócio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo