Governo de Rondônia
23/04/2024

PLANEJAMENTO

Atenção básica e regionalização são debatidas durante reunião técnica da Sesau com representantes do Conass

08 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

NO ESTADO -Planificação é implantada por regiões

 

Apresentação dos projetos para 2019 e estrutura de cursos com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) nas áreas de Planejamento e Gestão, regionalização e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Vigilância e Promoção à Saúde, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, foram debatidas pelo secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, a secretária adjunta Katiane Maia dos Santos, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o secretário do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, durante reunião técnica realizada nesta semana, em Porto Velho.

AVALIAÇÃO – Números positivos foram mostrados ao Conass

Durante a reunião foi feita a apresentação da situação atual do projeto de Planificação da Saúde no Estado de Rondônia, nas regiões do Café, Central, Vale do Guaporé e Cone Sul. Os números foram mostrados  pelo Grupo Condutor Estadual da Planificação da Saúde em Rondônia, responsável pelo acompanhamento nos municípios.

O grupo apresentou ainda resultados do planejamento estratégico para realização de oficinas com técnicos e profissionais de Saúde que atuam no programa estadual de planificação.

De acordo com o secretário Fernando Máximo, a Planificação da Saúde é um plano de ação voltado para a atenção básica de saúde – porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) – em todos os municípios do Estado. Segundo as diretrizes básica do programa, a meta é derrubar os índices negativos colecionados pela maioria das prefeituras, e avançar na prevenção de doenças evitáveis, responsáveis pelo inchaço no atendimento de alta complexidade, a chamada atenção especializada (ES), nas unidades da rede estadual de Rondônia.

AVANÇO – Gráfico mostra evolução do programa

Durante os debates, foram apresentadas novas propostas para avanço da planificação nas Regiões de Saúde Madeira Mamoré, Vale do Jamari e Zona da Mata.

RESULTADOS

Um vídeo mostrando os avanços que a implantação da planificação trouxe a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi exibido pela coordenação do programa. De maneira lúdica, o vídeo mostra como pequenos protocolos podem contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, humanização e satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O QUE É O CONASS

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), fundado em 3 de fevereiro de 1982, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público, e que congrega os secretários e seus substitutos legais – gestores oficiais das Secretarias de Estado de Saúde dos Estados e do Distrito Federal. Tem sede e foro na capital da República.

Leia mais:

Governo de Rondônia realiza chamamento público para credenciamento na especialidade de Anestesiologia no SUS

Exame de alta complexidade ajudam no diagnóstico e controle da Degeneração Macular em Rondônia

Programa de controle da hipertensão alerta sobre cuidados com doença crônica e tratamento contínuo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo