Governo de Rondônia
29/03/2024

SERVIÇO

Atendimento à população deve ser qualificado pela Ouvidoria Geral do Estado

31 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ouvidores do Estado foram orientados sobre as diretrizes de trabalho e planejamento de ações do governo atual

O Governo de Rondônia trabalha com um novo formato para atendimento da Ouvidoria Geral ao público, com maior celeridade e efetivos resultados nas respostas solicitadas. Em reunião com ouvidores do Estado, nesta quinta-feira (31), no Palácio Rio Madeira, orientações e planejamentos foram divulgados aos profissionais pelo ouvidor geral, coronel PM Silvio Rodrigues da Silva.

Hoje o Estado conta com 18 secretarias e mais de 70 departamentos distintos. A atuação da ouvidoria estadual deve ser sintetizada em apenas oito seções, com atendimentos nas secretarias de saúde (Sesau) e suas ouvidorias descentralizadas, Justiça (Sejus), Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e as demais pastas do Executivo em uma única seção da Ouvidoria Geral, que recebe a solicitação, realiza triagem e encaminha para cada órgão.

A ideia é utilizar os relatórios de cada ouvidoria para trabalhar melhor com as políticas de governo, conhecendo a necessidade da população por meio dos atendimentos focados. “Chegar perto dessas pessoas e ter esse contato. Com essa reformulação, o retorno de resposta é o que a CGU (Controladoria Geral da União) cobra como transparência, a necessidade de melhorar é diária”, disse Silvio.

Como características de um bom ouvidor é necessário paciência e habilidade de ouvir, facilidade de diálogo, capacidade de sintetização, trato educado e condescendência, além da empatia e atenção. Para o governo atual, as metas até 2019 garantem o desenvolvimento de divulgação maciça do canal ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br, reestruturação do layout atual, implantação de um sistema único online, criação do regimento interno, quadro de formação continuada, encontro de ouvidores do Estado, visitas aos distritos e área rural, e elaboração do relatório completo ao final do ano.

Os ouvidores do Estado participarão de constantes treinamentos de nivelamento, fornecidos por parceiros como o Tribunal de Contas, com curso programado para a primeira quinzena de fevereiro, Tribunal Regional Eleitoral (TER), Tribunal de Justiça (TJ) e Ministério Público (MP), e cursos gratuitos por meio do portal da ouvidoria federal, com certificação de ouvidor. “Novo formato vamos usar a Escola Nacional de Administração Pública e utilizar a expertise dos tribunais, procurando nivelar conhecimento”.

Os atendimentos na Ouvidoria Geral acontecem também por meio do telefone com ligação gratuita 0800 647 7071, de 7:30 às 13:30 e pelo celular (69) 98484-6830, com acesso ao aplicativo WhatsApp.

LEIA MAIS:

 Ouvidoria Geral conta com apoio da população para ajudar a controlar as ações do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Distritos, Educação, Governo, Justiça, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo