SAÚDE PÚBLICA

Atendimento odontológico busca reduzir risco de infecção e tempo de internação de pacientes do Hospital Regional de Cacoal

04 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Pacientes internados são atendidos pela equipe odontológica

No Hospital Regional de Cacoal, um serviço que tem se firmado cada vez mais, e feito a diferença no tratamento dos pacientes, é o de Odontologia Hospitalar. Seja no tratamento odontológico de média ou alta complexidades para pacientes com necessidades especiais, como síndrome de down, paralisia cerebral, ou de oncologia; e tratamentos de urgência e emergência em pacientes internados que apresentam dores de dente.

O serviço ainda contempla a odontologia intensivista. Trata-se da higienização oral e, quando necessário, tratamento odontológico cirúrgico-restaurador em pacientes internados nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A nossa intenção é trabalhar com uma equipe multidisciplinar, que aja de acordo com a condição sistêmica de cada paciente, para que possa ter uma melhora mais rápida, tratando tanto da cavidade oral quanto da doença que ele apresenta no leito”, explicou a odontóloga, Alayana Flávia Matuda Calixto.

A odontologia hospitalar, como um todo, segundo Alayana, traz um benefício  muito grande ao paciente. “Tanto da odontologia intensivista, da Urgência e Emergência, como também dos leitos da UTI e das pessoas com necessidades especiais, que a gente atende no centro cirúrgico. O foco deste trabalho é diminuir o tempo de permanência desses pacientes nos leitos de um hospital, uma vez que  o foco de infecção é muito alto em relação à cavidade oral”, destacou a odontóloga.

Conforme explicou Alayana, a boca é uma das principais fontes de infecção hospitalar. “Principalmente os pacientes intensivistas possuem como principal foco de infecção as bactérias presentes na cavidade oral, que são bactérias bastante agressivas. E essa cavidade oral está totalmente interligada ao coração, ao pulmão, ao rim, ao fígado. Então o dentista entra com a missão de diminuir o foco infeccioso, para que o paciente se recupere em um tempo mais rápido e sem complicações”, enfatizou.

Para se ter uma ideia da importância deste serviço em Cacoal, o Hospital Regional conta atualmente com 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, dos quais seis para UTI Pediátrica. Se for feito um cálculo simples, de dois serviços de higienização oral por dia, em cada paciente, são 52 procedimentos em um único dia. Em 30 dias, a equipe composta por quatro profissionais odontólogos do HRC realiza mais de 1.500 procedimentos de higienização oral. Isso apenas nos pacientes da UTI.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin