ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Atingidos pela enchente de 2014 terão assistência técnica garantida pela Emater em comunidade de Porto Velho

20 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Muitos ainda recebem o auxílio social oferecido pelo governo, para seu sustento.

O I Fórum Comunitário União para Crescer, realizado no Projeto de Assentamento Nova Cavalcante, nos dias 17 a 19, na região do Baixo Madeira, reuniu profissionais e representantes de diversos segmentos entre os quais: Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Coordenadoria de Ações Emergenciais (COAE), entre outros, para discutir ações de atenção à comunidade atingida pela enchente de 2014.

O Fórum é uma das ações do Projeto Reviver, que integra o Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres, do governo estadual, e visa promover o desenvolvimento sócioterritorial das comunidades. “A ideia é captar a diversidade de conhecimentos, perspectivas e ideais dos participantes, além de proporcionar uma motivação para a ação, gerando coesão e um trabalho produtivo”, explica a coordenadora COAE, Zilene Santana, Silva Rabelo.

O evento contou com a participação da comunidade de São Carlos e arredores para fazer um levantamento das causas, problemas e efeitos daquela população que ainda se encontra em situação precária, após perderem tudo com a cheia do Rio Madeira. “Hoje eles estão vivendo de favor em casa de amigos e parentes e recebem o auxílio social oferecido pelo governo, para seu sustento”, diz Irisvone Magalhães, Assessora Estratégica da Emater-RO.

A área que será loteada tem terra produtiva e é rica na produção de dendê e frutíferas.

A área que será loteada tem terra produtiva e é rica na produção

Uma das estratégias na busca do desenvolvimento social e econômico para a comunidade está no loteamento de uma nova área, adquirida pelo município, para assentar 300 famílias. A área está em fase de regularização dos terrenos para, posteriormente, serem entregues a cada família um lote medindo, em média, 1.250m2 (25m x 50m).

Segundo Irisvone Magalhães, a área que será loteada e dará origem à nova vila de assentados era uma fazenda que foi adquirida pelo município. “É uma área de terra produtiva e rica na produção de dendê e frutíferas”, diz a assessora, explicando que a Emater-RO já se predispôs a viabilizar assistência técnica visando o dar início à novas alternativas de produção com intuito de consumo e geração de renda.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Arquivo Emater-RO