Governo de Rondônia
19/04/2024

DESPORTO ESCOLAR

Atleta do ciclismo é bicampeão na prova de velocidade dos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

28 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O bicampeão no ciclismo, Orlando Neto, almeja conquistar outras duas medalhas em Blumenau

 

Colecionador de medalhas em torneios estaduais e nacionais, o atleta Orlando Neto, de Ariquemes, venceu a primeira prova do ciclismo, a de velocidade, dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC), e consolidou o título de o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

Estudante da escola estadual Ricardo Catanhede, Orlando Neto liderou a prova, antes conhecida como prova do contrarrelógio, e garantiu a segunda medalha de ouro para a delegação rondoniense na maior competição escolar brasileira que reúne, até o próximo dia 30, no interior catarinense, 4.998 atletas de 12 a 17 anos de todo o país em 14 modalidades.

O bicampeão no ciclismo, Orlando Neto, almeja conquistar outras duas medalhas em Blumenau

A primeira medalha de ouro foi no atletismo, na modalidade do Tetratlo, conquistada por Alinny Oliveira, da escola estadual Tancredo Neves, de Porto Velho. O judoca Lucas Pontes, aluno da escola estadual Manoel Bandeira, em Colorado do Oeste, conquistou medalha de prata.

Na primeira prova do ciclismo em Blumenau, Orlando Neto atingiu a velocidade de 59km/h na reta final da prova, conforme registrou o equipamento eletrônico pessoal do atleta. O tempo do percurso do garoto foi de 11s706, segundo os registros oficiais dos árbitros que prestam serviços ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do evento esportivo escolar.

“Agradeço a Deus, aos amigos, ao meu pai que sempre me apoia, e ao governo de Rondônia por proporcionar a minha participação nos jogos em Santa Catarina. Estou feliz em me tornar bicampeão no brasileiro escolar e muito confiante que vou conquistar mais duas medalhas na competição”, declarou o garoto de 17 anos, que se despede este ano dos jogos escolares devido à idade.

Orlando Neto compete nesta quinta-feira (28) a prova por pontos (25KM/até 10 sprints), e, na sexta-feira, a prova Estrada (35 minutos + uma volta). Em Natal (RN) em 2018, o rondoniense ganhou também uma medalha de bronze na prova Estrada e subiu ao pódio duas vezes na mesma competição.

Neste terceiro bloco dos JEJ, iniciados na quarta-feira (27), Rondônia está sendo representada também nas modalidades de vôlei de praia, natação, ginástica rítmica, xadrez e tênis de mesa.

VÔLEI DE PRAIA

Atletas do vôlei de praia de Espigão do Oeste apresentaram técnica e entrosamento e venceram as duas partidas na estreia dos Jogos Escolares

No vôlei de praia a dupla feminina juvenil, Tais Miller e Milena Klippel, da escola estadual 7 de Setembro, de Espigão do Oeste, venceu por 2×0 as meninas do Goiás. Os atletas juvenis Ítalo Araújo e Ítalo Rodrigues, estudantes do Carmela Dutra, em Porto Velho, perderam por 2×0 para dupla pernambucana.

“Apesar do resultado dos meninos, eles estão bem confiantes nos dois próximos jogos. As meninas mostraram mais entrosamento e apresentaram um vôlei de praia espetacular”, falou o técnico Alberto Barbosa. “Tivemos nossos altos e baixos na partida, mas, acima de tudo, alcançamos o que desejávamos, a vitória”, disse a capitã Tais Miller.

XADREZ

No primeiro dia de competição dos atletas do xadrez, os resultados foram positivos e os quatro enxadristas seguem na competição.

Pela primeira vez nos jogos escolares nacional, Vitória Valadares ganhou a partida contra a adversária do Pará e perdeu a segunda para a representante de Santa Catarina, pela categoria de 12 a 14 anos. “Passei fácil pelo Pará. A segunda partida foi equilibrada, mas cometi erros primários e perdi o jogo”, disse Valadares, aluna da escola estadual Carlos Gomes, de Cacoal.

A veterana no brasileiro escolar, Sofia Montes, venceu a representante do Goiás, mas não superou a técnica aplicada pela adversária do Ceará. “Vou recuperar esse prejuízo e voltar pra casa com medalha”, falou a aluna da escola estadual Josino Brito, de Cacoal, que encerra participação nos Jogos Escolares este ano.

De Alta Floresta do Oeste, o enxadrista infantil Breno Gregolin venceu o Amazonas e perdeu para o Distrito Federal. “Fiquei nervoso na segunda partida”, disse o menino, aluno da escola estadual Padre Ezequiel Ramin.

GINÁSTICA RÍTMICA 

A ginasta Maria Eduarda Tavares das Neves garantiu, na noite de quarta-feira, em Blumenau, a participação na final do aparelho maça pela categoria juvenil. Duda, como é mais conhecida na ginástica rítmica, está otimista. “Este é meu ultimo ano nos jogos escolares nacional e vou apresentar o meu melhor no tapete da competição”, disse a jovem aluna da escola estadual Major Guapindaia, de Porto Velho.

Os atletas do tênis de mesa e de natação também seguem na competição.

Leia mais:

 Rondônia estreia com vitórias no badminton e o atletismo passa para semifinais dos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

Superar as dificuldades é uma lição tirada dos treinos de badminton no distrito de Iata, em Guajará Mirim

Governo avança em acessibilidade com capacitação em Libras de servidores da segurança pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo