Governo de Rondônia
23/04/2024

ESPORTE EM FESTA

Atletas de diferentes modalidades recebem a estatueta do Prêmio Esporte Rondônia

20 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A judoca Amanda Arraes, campeã Sulamericana de Judô, recebeu a estatueta dourada

 

Atletas de várias modalidades esportivas, dirigentes, clubes e outras personalidades que contribuíram para que o esporte rondoniense conquistasse maior notoriedade neste ano foram homenageados na noite de quarta-feira, 19, com a estatueta do Prêmio Esporte Rondônia, concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Desportos e Lazer (Conedel) juntamente com a Superintendência da Juventude,Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) garantindo a valorização, bem como o fomento do esporte no Estado.

Este ano, o Prêmio Esporte Rondônia chegou à quarta edição e se tornou o evento mais aguardado entre os desportistas que buscam destaque a cada competição disputada. Realizado no Teatro Palácio das Artes, o evento contou com a presença do governador Daniel Pereira, do superintendente da Sejucel, Rodnei Paes e outras autoridades.

O superintendente da Sejucel destacou o desempenho de cada atleta que em suas determinadas modalidades tem levado o nome do Estado de Rondônia a outras Capitais do país, até mesmo no exterior. “Nossos atletas têm mostrado o potencial do esporte do Estado. Eles levam a bandeira de Rondônia e têm divulgado aquilo que temos de melhor nas nossas modalidades. Quero agradecer muito a presença do governador Daniel Pereira pela importante preocupação ao esporte. Não podemos deixar de citar o nome do então governador Confúcio Moura que buscou meios para valorizar nosso esporte. Hoje, estamos homenageando essas pessoas pelo esforço e Rondônia tem abraçado nossos desportistas e dado realmente a atenção merecida, onde podemos citar a criação do Bolsa Atleta e a realização de competições que reúnem todas as modalidades dentro de um espírito de competitividade com respeito”, enfatizou Rodnei.

O governador Daniel Pereira enalteceu todo o trabalho desenvolvido pela Sejucel e o comprometimento de homenagear pessoas que a cada ano contribuem para a valorização do esporte. Ele ressalta que Rondônia é um verdadeiro celeiro de talentos do esporte, citando como exemplo atletas que despontam no Estado e pelo Brasil e, inclusive, os que conquistaram o exterior e os que chegaram à seleção brasileira dentro de suas modalidades. “Parabéns a todos que este ano vivem esse momento da homenagem. Temos o Joer e o JIR que envolvem um grande número de atletas que a cada ano buscam melhores resultados e, consequentemente, garantimos o fomento do esporte nas escolas”, salientou o governador.

Governador destacou a importância de incentivar e apoiar o esporte em Rondônia

Daniel Pereira fez alusão ao resgate dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, considerado um evento de extrema importância para a formação de atletas. “Sem dúvida nenhuma é a competição que merece destaque na região Norte, com a participação de jovem de excelência. Os Jogos Intermunicipais visam incentivar o crescimento do desporto integrando, bem como oportunizar o atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios”, conclui, lembrando, também, a realização dos jogos indígenas que este ano contou com mais de 600 atletas de pelo menos 12 aldeias do Estado.

A grande expectativa estava sobre quem seria o atleta que iria receber a cobiçada estatueta dourada do Prêmio Esporte Rondônia. A vencedora foi a judoca Amanda Arraes, campeã Sulamericana de Judô. A estatueta foi entregue pelo governador Daniel Pereira que parabenizou a atleta pelo desempenho e a dedicação pelo esporte com merecido reconhecimento.

BOLSA ATLETA

Durante o evento, foi anunciado que o Bolsa Atleta – atualmente atendendo 30 atletas – terá um salto e deve chegar a atender 100 atletas conforme está previsto para o orçamento de 2019. Segundo espera a Sejucel, o Estado passará a atender com o bolsa atleta cerca de 130 atletas de alto rendimento que receberão apoio do governo de Rondônia.

O Bolsa Atleta é um programa que visa garantir recursos para a manutenção pessoal aos atletas em plena atividade esportiva e que não possuem patrocínio, oferecendo condições necessárias para que os atletas possam dedicar-se ao treinamento esportivo e participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras. O benefício é destinado ao fomento do desporto de alto rendimento, em todas as modalidades individuais e coletivas, olímpicas ou não.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Esporte Rondônia é destinado para as pessoas que trabalham ou praticam o esporte no Estado, independente da modalidade, sendo uma forma de homenageá-los e incentivá-los a continuar levando o nome de Rondônia por meio do esporte. As federações de cada modalidade indicaram o atleta que mais se destacou este ano para que pudesse receber a estatueta, símbolo do Prêmio Esporte Rondônia.

O prêmio esporte Rondônia foi criado em 2015, através de resolução nº 004/2015 do Conselho Estadual do Desporto e Lazer do Estado de Rondônia (Conedel) com o objetivo de valorizar os talentos do esporte rondoniense.

Veja a galeria de fotos.

 

Leia mais:

 Cultura e esporte foram temas de Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Porto Velho

 Desportistas recebem Bolsa Atleta como incentivo ao desenvolvimento do esporte em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes e Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo