Governo de Rondônia
19/04/2024

JOGOS ESCOLARES

Atletas de Norte a Sul do estado vão representar Rondônia na etapa nacional dos Jogos Escolares em João Pessoa

31 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

joer-juvenil-vha_reinilson-laborda_campeao-do-ciclismo-foto-esio-mendes-3

Time Rondônia tem represetnantes em cinco modalidades individuais e em uma coletiva

Os atletas que integram o Time Rondônia na busca por medalhas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), etapa nacional Juvenil (15 a 17 anos), representam municípios das principais regiões do estado. A competição ocorre nas modalidades individuais e coletivas de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa (PB).

Em nota divulgada nesta segunda-feira (31) pelo chefe da delegação do Time Rondônia, professor Expedito Santana, os atletas são representantes das principais regiões do estado. “Temos no Time Rondônia atletas de Guajará-Mirim à Vilhena. Isso revela a ativa participação das escolas e o excelente desempenho dos atletas nas fases dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer)”, disse o chefe da delegação, ao extrair os números do evento que classificou os atletas na fase estadual em Vilhena, ocorrida em outubro.

Presente em cinco modalidades individuais e em uma coletiva, a maioria dos atletas que irá se juntar ao Time Rondônia é de Porto Velho. Nas modalidades individuais eles são cinco do atletismo, sete do judô, um do xadrez, três da natação e dois da ginástica rítmica. Na modalidade coletiva, o basquete masculino é da escola estadual Barão dos Solimões e o feminino do colégio Dom Bosco.

A delegação juvenil composta pelos atletas das modalidades individuais e os respetivos técnicos e dirigentes, embarca na quarta-feira (9) de Porto Velho com destino a João Pessoa/PB, aonde disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) até o domingo (13). O Time Rondônia participa do evento esportivo em oito modalidades individuais e segue com 59 integrantes, 40 deles da capital rondoniense.

Os JEJ são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e tem a finalidade de apoiar e incentivar o esporte de alto rendimento revelando novos talentos. Cada estado brasileiro, com os respectivos programas de fomento ao esporte escolar, desenvolve as etapas regionais e classificatórias na formação do time para as disputas em nível nacional.

Em Rondônia, esse serviço é de responsabilidade da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), órgão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e foi realizado em etapas regionais em dez cidades.

“Isso demonstra o esporte escolar como ferramenta de transformação de vidas”, avalia o gerente de Educação Física, Ítalo Aguiar, agradecido à Secretaria de Educação pelo apoio nas realizações do Joer e o encaminhamento dos alunos-atletas à competição em nível nacional. Na fase infantil (12 a 14 anos), ocorrida na capital paraibana em setembro, o Time Rondônia voltou para casa com duas medalhas de prata e três de bronze.

Modalidades Individuais Atletas/Cidade
Atletismo 5 – Porto Velho

2 – Machadinho do Oeste

1 – Vale do Anari

2 – Ariquemes

Natação 3 – Porto Velho
Ginástica Rítmica 2 – Porto Velho
Judô 7 – Porto Velho

4 – Cacoal

1 – Colorado do Oeste

2 – Ouro Preto do Oeste

2 – Alta Floresta do Oeste

Xadrez 1 – Porto Velho

1 – Alto Paraíso

Ciclismo 1 – Guajará Mirim

1 – Vilhena

Tênis de Mesa 1 – Ariquemes

1 – Vilhena

Voleibol de Praia 2 – Alta Floresta do Oeste

2 – Vilhena

Modalidades Coletivas Atletas/Cidade
Basquete Porto Velho (Masculino/Feminino)
 Futsal Rolim de Moura (Feminino)

Guajará-Mirim (Masculino)

Handebol Rolim de Moura (Feminino)

Guajará-Mirim (Masculino)

Voleibol Vilhena (Masculino/Feminino)

Leia mais:
Jogos Escolares de Rondônia são concluídos em Vilhena com cerimônia de premiação no futebol, futsal e handebol
Coordenação faz avaliação positiva dos Jogos Escolares de Rondônia em Vilhena

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo