DESTAQUES 2015

Atletas e equipes são homenageadas durante a primeira edição do Prêmio Esporte Rondônia, em Porto Velho

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O palco do Teatro Guaporé foi cenário para a primeira edição do Prêmio Esporte Rondônia, realizado na ultima sexta-feira (12), em Porto Velho. O prêmio foi instituído pelo Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel), em parceria com a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), com o objetivo de homenagear anualmente os atletas, técnicos, árbitros e equipes que se destacarem em competições esportivas de âmbito estadual, nacional e internacional.

sejucel. homenageia desportistas de Rondônia- fotos de èsio mendes- 12.02.2016  (17)

O paratleta Mateus Evangelista, campeão nos 100 e 200 metros rasos e salto em distância nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, foi um dos homenageados

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades, os atletas e profissionais do segmento esportivo que foram destaque em 2015 foram contemplados com estatueta confeccionada por um artista plástico de Rondônia. Entre os destaques, foi eleito o campeão estadual de futebol profissional da 1ª divisão, prêmio que foi concebido ao time do Gênus; Cacoal como município campeão geral dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR); o atleta ou escola que se destacou entre as três colocações nas etapas nacional dos Jogos Escolares da Juventude e o melhor atleta da modalidade, indicados pelas federações do estado e o melhor árbitro destaque em competições estadual, nacional ou internacional.

O superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, falou da importância de valorizar e reconhecer o esforço dos atletas durante as competições. “O governo de Rondônia está reconhecendo, através do Prêmio Esporte Rondônia e a medalha do desportista Cesar Augusto Carvalho, os atletas e personalidades pelo serviço prestado ao desporto do estado”, destacou Paes.

Os homenageados foram a atleta de voleibol Milla Christie, que foi representada pelo avô Valter Santos; o lutador de jiu-jitsu Marcio Frank; Elissandra Cavalcante (Nenê), atleta titular da seleção brasileira de futebol; Caio Ribeiro, do voleibol; Gabriel Vasconcelos, artilheiro do time do Corithians; e Mateus Evangelista, campeão nos 100 e 200 metros rasos, salto em distância nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, onde conquistou três medalhas de ouro.

Através de mensagem exibida no evento, a atleta Milla Christie, que atualmente reside em Cascavel- PR, parabenizou a iniciativa da premiação. “Eu, como atleta, considero muito importante, como forma de reconhecimento aos atletas que lutam diariamente e abrem mão de muita coisa para irem em busca dos seus objetivos. Fico muito feliz em ser lembrada”, destacou. O premio de Atleta destaque do ano foi para a pequena atleta rondoniense, Maria Eduarda Tavares das Neves – a Duda, 13 anos, pertencente a Equipe de Ginastica Rítmica Estrela de Rondônia, na categoria Juvenil.

O senador Valdir Raupp, presente no evento, falou sobre a importância de promover o esporte no estado. “É uma área que demanda muito esforço e determinação e estamos em busca de um maior investimento para que a Sejucel possa dar andamento desenvolvimento ao desporto do estado”, finalizou.

De acordo com o vice-governador, Daniel Pereira, o evento mostra a evolução do segmento esportivo em Rondônia. “Uma grande deficiência que tínhamos era o segmento de cultura e esporte e acredito que este evento ajuda a resgatar isso e a colocar em seus devidos lugares”, destacou.

A medalha do mérito desportivo Cesar Augusto Carvalho foi entregue a Isabel Avanço, professora de educação física e técnica desportiva, fundadora dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR).

Texto: Pamela Rosa
Fotos: Ésio Mendes