Centenário

Ato cívico homenageia centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

19 de abril de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_0031Desde o início do ano várias ações estão sendo realizadas pelos governos municipais e estaduais juntamente com parceiros para comemorar o centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na manhã desta sexta-feira (27), foi realizado um o Ato Cívico na Praça da Estrada de Ferro, que reuniu autoridades e sociedade civil para prestar mais uma homenagem a um dos grandes símbolos de Rondônia.

Estiveram presentes o secretário da Sendestur, Agnaldo Nepomuceno; o superintendente da Setur, Leandro Basílio, o secretário da Secel, Francisco Leilson ”Chicão”, o embaixador da Bélgica Claude Misson; 17ª Brigada, Força Aérea, Marinha, Corpo de Bombeiros, alunos das escolas municipais Dom Pedro e Antônio Augusto, alunos da escola estadual Barão de Solimões, Cooperativa Ativa da EFMM além da comunidade em geral.

Na ocasião o embaixador da Bélgica fez questão de falar sobre o significado da Estrada de Ferro “A primeira Ferrovia Europeia foi construída na Bélgica em 1835, por isso temos grande envolvimento com esta história que é tão bonita e tão importante para o povo de Rondônia”, declarou Misson.

O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, falou da satisfação em ver todos reunidos para homenagear a história de Rondônia, “Estamos com várias ações programadas para comemorar este momento, algumas já aconteceram e outras estão por vir, como por exemplo, o Parque da Música – Trilhando o Centenário, que vai acontecer na Praça do Museu em Guajará-Mirim na próxima segunda-feira. Ficamos muito felizes em ver o envolvimento dos órgãos e da população”, afirmou Chicão.

Na ocasião foram tocados os hinos da Bandeira, de Rondônia e do Brasil, pela banda da 17ª Brigada durante o hasteamento da bandeira do Brasil. Ao final da cerimônia o senhor Nicanor, que é maquinista da EFMM desde a década de 50, levou as autoridades presentes, para dar uma volta de “Litorina”, um vagão considerado de luxo na década de 10, usado somente por autoridades e convidados. Em seguida o passeio foi liberado também aos visitantes. O Ato Cívico será realizado até o final do ano com datas a serem definidas.

Texto: Emilli Sousa