Governo de Rondônia
18/04/2024

SOLENIDADE

Atuação da Polícia Militar no combate ao crime é destacada durante troca de comando no Vale do Jamari

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura presidiu na sexta-feira (12) à tarde a cerimônia de passagem de comando  da região Vale do Jamari, na sede do Batalhão Capitão Silvio (7º BPM), em Ariquemes. O comando foi transmitido do tenente-coronel Arióstenes Viana de Azevedo ao tenente-coronel Edilson Crispim Dias.

Governador Confúcio destacou empenho dos militares na cerimônia

Governador Confúcio destacou empenho dos militares na cerimônia

No período em que esteve à frente do Batalhão Capitão Silvio, de março de 2015 a fevereiro de 2016, o tenente-coronel Aristóteles Viana atuou com sua tropa no combate à criminalidade, intensificou o patrulhamento nos bairros, escolas e nas áreas de conflito agrário, resultando na redução no número de homicídios  em Ariquemes,  na recuperação de veículos roubados, apreensão de  161 armas de fogo, 111 substâncias entorpecentes e várias  prisões efetivadas, inclusive de foragidos da Justiça.

No combate às drogas, novas ações foram implantadas, como  a reativação do Canil  do 7º BPM, com o treinamento de cães farejadores de substâncias entorpecentes. No período também foi reduzido em 20% o índice de acidente de transito, por meio de blitzes da Lei Seca estruturada nos pilares de fiscalização e educação, e realizadas em parceria com Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

Ao se despedir do cargo, o ex-comandante do 7º BPM agradeceu o apoio que recebeu da tropa e desejou sucesso ao seu sucessor. “O mérito pelos  resultados positivos referentes ao ano de 2015 não é do comandante e, sim,  da tropa. Vocês são verdadeiros heróis”, afirmou, o tenente-coronel Viana, que foi transferido para a Coordenadoria de Planejamento Operacional em Porto Velho.

Em elogio registrado pela Coordenadoria Regional de Policiamento II  ao tenente-coronel Arióstenes Viana de Azevedo, proferido pelo mestre de cerimônia, foram  destacados sua lealdade, dedicação e empenho no cumprimento das diretrizes e projetos à frente ao 7º Batalhão.

Durante a solenidade, o tenente-coronel Viana  recebeu o carinho dos policiais  militares da unidade, que lhe entregaram uma placa de agradecimento pelo apoio e parceria durante as missões e atividades entre o comandante e a tropa.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araújo, que também passou pelo comando do 7º BPM, exaltou o trabalho do tenente- coronel Viana à frente da corporação da região do Vale do Jamari, e destacou o currículo  do atual comandante. “Certamente o tenente-coronel Crispim chega motivado para desempenhar talvez o maior desafio de sua carreira. Uma história que começa hoje, ao  assumir o comando de um grande batalhão”, disse, completando, que “pode ter certeza que é uma honra ser o comandante desta unidade, uma honra que eu também já tive quando aqui passei durante três anos. Como disse o coronel Viana, temos um batalhão de heróis”.

REFORÇO

O Vale do Jamari vai receber reforço policial, ainda no primeiro semestre deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis. Além de mais policiais, segundo ele, é necessário união de todos os organismos nas esferas municipal, estadual e federal, e a participação de toda a sociedade, como também das igrejas, para fortalecer as ações de prevenção e combate à criminalidade para mudar o atual cenário da região.

Veículos foram entregues para reforçar trabalho da PM, inclusive do Proerd, em Porto Velho

Veículos foram entregues para reforçar trabalho da PM, inclusive do Proerd, em Porto Velho

“Eu confio no Comando Geral, no comandante desse batalhão, em todos os policiais que estão aqui, e na Policia Civil. Nós vamos enfrentar a criminalidade, e vamos vencer este mal”, destacou Reis.

O governador Confúcio Moura conclamou  o apoio de toda a sociedade no enfrentamento à violência no estado com ideias coletivas e colaborativas. Para o  chefe do Executivo, é o momento de integração das igrejas na missão de paz. “É importante que pastores e padres transmitam nos cultos e nas missas, a liderança que têm sobre os seus discípulos, com  a pregação da cultura da paz”.

De acordo com Confúcio , se conseguir baixar os indicadores de violência nas regiões do Vale do Jamari e de Porto velho, Rondônia será um dos estados mais controlados do País, nivelando ao Estado de São Paulo, que neste ano registrou 8,7 homicídios para cada 100 mil  habitantes, enquanto que  Rondônia está na média de 30 homicídios.

O governador  Confúcio Moura aproveitou a solenidade para fazer  um agradecimento especial, em nome dos municípios da região do Vale do Jamari, à Força Nacional, que  representada por militares de vários estados brasileiros está em Rondônia em uma missão patriótica, contribuindo com a manutenção da ordem e da paz.

Ele estendeu o reconhecimento aos policiais militares e ao ex-comandante Viana, pelo excelente trabalho realizado à frente do 7º BPM; ao Ministério Público e à Justiça pela colaboração; e desejou sucesso ao novo comandante  Crispim.

No evento, também foram entregues três novas viaturas (um caminhão  guincho para ser utilizado em operações de barreiras e no policiamento de transito; e dois veículos tipo passeio para a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd – sendo um deles para Porto Velho). Os recursos foram de emendas dos deputados estaduais, Adelino Follador e Jesuino Boabaid.

O tenente-coronel Edilson Crispim Dias é natural de Nova Aurora (PR), bacharel em segurança pública e em direito, e foi promovido ao atual posto em agosto de 2015. Entre os cursos realizados, destacam-se o de policiamento em direitos humanos, multiplicador de Polícia Comunitária, patrulhamento de alto risco. O reconhecimento de seu trabalho se deu com as Medalhas de Dedicação Policiamento Militar 10 e 20 anos, Mérito Policial Militar, Forte Príncipe da Beira, Jubileu 40 Anos da PMRO, Governador Jorge Teixeira e Marechal Rondon, além de Moções de Aplausos: Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste e da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia; e o Titulo Cidadão Honorário de São Miguel do Guaporé, outorgado pela Câmara de Vereadores.

Participaram ainda da solenidade, promotores, autoridades, eclesiásticas, os deputados estaduais, Adelino Follador e Jesuino Boabaid; delegado regional, Thiago Flores; representantes da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), entre outros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Comando Geral PM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo