Governo de Rondônia
25/04/2024

ESTRTÉGIA

Atuação da Polícia Militar tem feito a diferença na região do Café no combate ao coronavírus

16 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Além do policiamento de rotina, PM tem direcionado ações para o enfrentamento ao novo coronavírus

Desde o dia 16 de março, ocasião em que foi decretado o estado de calamidade pública em Rondônia, a Polícia Militar passou a atuar ativamente nas ações de combate à Covid-19, tanto nas fiscalizações, barreiras sanitárias, quanto na divulgação de medidas restritivas e em apoio às Vigilâncias Sanitárias dos municípios rondonienses.

Em toda a região do Café, que engloba as cidades de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste, já foram confeccionados 14 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), usado para o registro de ocorrências com menor potencial ofensivo. Houve também diversas notificações administrativas, que consistem na primeira atuação da Polícia Militar, diante do descumprimento das normas vigentes,neste caso, quando há a reincidência, lavra-se o TCO.

 

“Os policiais têm atuado junto à sociedade inibindo, principalmente, a aglomeração de pessoas”, destacou o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, Major PM José Carlos França.

 

A Polícia Militar tem participado, ainda, juntamente com as entidades municipais, do gabinete de enfrentamento à Covid-19 em Cacoal, no qual são definidas as ações prioritárias.

De acordo com o comandante do 4° BPM, “essa missão incumbida à Polícia Militar no combate à Covid-19 tem contribuído para que os índices de contaminação se mantenham praticamente neutros nos municípios da região do Café. Tivemos até agora apenas o caso de um paciente de Ji-Paraná que está internado no Hospital Regional de Cacoal. Então acreditamos que tudo isso se deve também a essa contribuição da Polícia Militar. Temos policiais engajados em ações de enfrentamento ao coronavírus, inibindo aglomerações e até mesmo orientando a população sobre algumas medidas de segurança”, ressaltou major PM França.

Atuação tem recebido elogios: “Os próprios policiais estão servindo de exemplo, ao fazerem o uso da máscara”

A atuação da Polícia Militar tem recebido elogios em Cacoal e municípios vizinhos.

O arquiteto e urbanista Luís Fernando Michelis ressalta a dedicação dos policiais. “Algumas vezes que precisei circular pela cidade a gente nota essa atenção especial da PM. Já vi policiais abordando as pessoas, orientando sobre a importância do distanciamento, do uso de máscaras, álcool gel. Isso também faz com que a gente se sinta mais seguro. Além disso, os próprios policiais estão servindo de exemplo, ao fazerem o uso da máscara. Então precisamos reconhecer toda essa dedicação”, concluiu Luís Fernando.

Além das ações direcionadas especificamente à Covid-19, o policiamento de rotina continua normalmente em todos os municípios.

Leia Mais:

Polícia Militar reforça medidas para cumprimento do Decreto Governamental em estabelecimentos comerciais

Reeducandas da Casa de Detenção de Cacoal devem produzir 15 mil máscaras de proteção ao coronavírus

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Comunicação Social do 4ºBPM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo