Governo de Rondônia
Sábado, 30 de maio de 2020

ESTRTÉGIA

Atuação da Polícia Militar tem feito a diferença na região do Café no combate ao coronavírus

16 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Além do policiamento de rotina, PM tem direcionado ações para o enfrentamento ao novo coronavírus

Desde o dia 16 de março, ocasião em que foi decretado o estado de calamidade pública em Rondônia, a Polícia Militar passou a atuar ativamente nas ações de combate à Covid-19, tanto nas fiscalizações, barreiras sanitárias, quanto na divulgação de medidas restritivas e em apoio às Vigilâncias Sanitárias dos municípios rondonienses.

Em toda a região do Café, que engloba as cidades de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste, já foram confeccionados 14 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), usado para o registro de ocorrências com menor potencial ofensivo. Houve também diversas notificações administrativas, que consistem na primeira atuação da Polícia Militar, diante do descumprimento das normas vigentes,neste caso, quando há a reincidência, lavra-se o TCO.

 

“Os policiais têm atuado junto à sociedade inibindo, principalmente, a aglomeração de pessoas”, destacou o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, Major PM José Carlos França.

 

A Polícia Militar tem participado, ainda, juntamente com as entidades municipais, do gabinete de enfrentamento à Covid-19 em Cacoal, no qual são definidas as ações prioritárias.

De acordo com o comandante do 4° BPM, “essa missão incumbida à Polícia Militar no combate à Covid-19 tem contribuído para que os índices de contaminação se mantenham praticamente neutros nos municípios da região do Café. Tivemos até agora apenas o caso de um paciente de Ji-Paraná que está internado no Hospital Regional de Cacoal. Então acreditamos que tudo isso se deve também a essa contribuição da Polícia Militar. Temos policiais engajados em ações de enfrentamento ao coronavírus, inibindo aglomerações e até mesmo orientando a população sobre algumas medidas de segurança”, ressaltou major PM França.

Atuação tem recebido elogios: “Os próprios policiais estão servindo de exemplo, ao fazerem o uso da máscara”

A atuação da Polícia Militar tem recebido elogios em Cacoal e municípios vizinhos.

O arquiteto e urbanista Luís Fernando Michelis ressalta a dedicação dos policiais. “Algumas vezes que precisei circular pela cidade a gente nota essa atenção especial da PM. Já vi policiais abordando as pessoas, orientando sobre a importância do distanciamento, do uso de máscaras, álcool gel. Isso também faz com que a gente se sinta mais seguro. Além disso, os próprios policiais estão servindo de exemplo, ao fazerem o uso da máscara. Então precisamos reconhecer toda essa dedicação”, concluiu Luís Fernando.

Além das ações direcionadas especificamente à Covid-19, o policiamento de rotina continua normalmente em todos os municípios.

Leia Mais:

Polícia Militar reforça medidas para cumprimento do Decreto Governamental em estabelecimentos comerciais

Reeducandas da Casa de Detenção de Cacoal devem produzir 15 mil máscaras de proteção ao coronavírus

 


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Comunicação Social do 4ºBPM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Governo, Municípios, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe