Governo de Rondônia
19/03/2024

SERVIÇO

Atualização cadastral de servidores públicos estaduais é prorrogada para 20 de abril

27 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Com a atualização cadastral do servidor público anteriormente agendada para encerramento no dia 29 de março, visto à situação do estado de calamidade pública em prevenção ao coronavírus, a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) prorrogou para 20 de abril o prazo de envio dos dados atualizados dos servidores ativos.

São 51.007 servidores aptos para atualizar o cadastro . Destes, 14.479 servidores já foram aprovados, 17.126 em análise, 11.810 servidores pendentes de atualização e 7.592 reprovados. Esses dados foram atualizados na manhã desta sexta-feira (27).

Segep realizou ação com um veículo para a atualização cadastral dos servidores no Palácio Rio Madeira

De acordo com o superintendente da Segep, Coronel BM Silvio Luiz, os servidores devem verificar o sistema Sauron ( Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia), para acompanhar se a atualização foi reprovada. “O servidor não atenta para a digitalização do titulo de eleitor e acaba digitalizando a frente do documento e isso reprova. Precisa ser digitalizado os dois lados do documento”.

Outro fator que foi análisado pela Segep é o servidor que prestes a se aposentar ou aguardando a aposentadoria tem dificuldade com a tecnologia, sendo necessário buscar ajudar. “Conseguimos ajudar os servidores do Palácio Rio Madeira e fomos ao interior do Estado para orientar os servidores, mas ainda está faltando 23% para realizar a atualização”, explicou o superintendente sobre o motivo da prorrogação por  mais 20 dias, de forma a sensibilizar o servidor público.

Além do Governo Estadual possuir os dados atualizados dos servidores, os dados devem ser exportados ao e-Social, plataforma do Governo Federal que unifica o recolhimento de informações previdenciárias, trabalhistas e funcionais dos trabalhadores. Nesse sistema as informações nela contidas estão protegidas por sigilo.

O Decreto 24.652 de 08 de janeiro de 2020, que instituiu a atualização cadastral, prevê punição disciplinar e bloqueio de pagamento caso o servidor não faça a atualização. A Segep deve publicar a nova portaria no Diário Oficial até 30 de março, mas disponibilizou processo via SEI com a prorrogação da atualização cadastral.

 

Leia Mais:

Segep conta com apoio de municípios para concluir atualização cadastral de servidores públicos até 30 de março

Equipe da Segep visita o interior de Rondônia para auxiliar as secretarias na atualização cadastral 2020

Servidores recebem apoio para realizar a atualização cadastral


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça e Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo