Governo de Rondônia
Quarta, 27 de maio de 2020

VIDEOCONFERÊNCIA

Audiências judiciais acontecem com apoio da Polícia Militar na sede do 4º Batalhão em Cacoal

24 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na sede do 4º Batalhão, um policial militar conduz o infrator e guia, por videoconferência, a audiência junto ao juiz, ao defensor público, ao promotor e ao advogado

Nesta semana, em apoio ao Poder Judiciário do Estado de Rondônia, a sede do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal serviu de ponto de apoio para a realização de audiências judiciais por vídeoconferência.

Ao longo da semana, dez audiências relacionadas ao descumprimento do decreto estadual de calamidade pública foram conduzidas no 4ºBPM. A quarentena no Estado começou em 16 de março, com a edição do Decreto n° 24.871/2020.

O sargento PM André Otávio Feitosa da Silva tem sido o responsável pela condução das audiências no quartel, onde ele conduz o infrator e guia, por videoconferência, a audiência junto a um defensor público, ao juiz, ao promotor e ao advogado.

“Até agora tivemos 117 notificações por descumprimento ao decreto na área do 4ºBPM. No primeiro momento, a Polícia Militar orienta os cidadãos, repassa informações sobre o decreto, o estado de calamidade e a quarentena, a importância de evitar o contato entre pessoas e o uso de máscaras. Então estamos empenhados em criar essa consciência na população. Apenas em casos reincidentes é que temos lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência”, destacou.

Conforme explicou o sargento, a maioria das audiências tem resultado em um acordo entre os infratores e a justiça, onde a penalidade é revertida em prol do combate ao coronavírus, especialmente na aquisição de álcool gel e máscaras para serem doadas às instituições diretamente ligadas ao enfrentamento à Covid-19 e pessoas em vulnerabilidade social.

“Este é um momento diferenciado que estamos vivendo e todos estamos aprendendo juntos a superar mais este desafio. A Polícia Militar tem designado equipes específicas para garantir o cumprimento do decreto estadual, mas policiais militares continuam o trabalho de rotina. Nossa missão aumentou, mas estamos sempre nos preparando para superar qualquer novo desafio”, enalteceu o comandante do 4º Batalhão, major PM José Carlos França.

Leia Mais:
Atuação da Polícia Militar tem feito a diferença na região do Café no combate ao coronavírus
Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade I institui plataforma digital para alunos

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Seção de Comunicação Social do 4º BPM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Governo, Justiça, Municípios, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe