Governo de Rondônia
Domingo, 25 de julho de 2021

PERÍCIA TÉCNICA

Autorizada construção do Núcleo de Criminalístico em Ariquemes; investimento do governo será de R$ 3,2 milhões

08 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais um importante passo foi dado na área de segurança pública da grande região do Vale do Jamari. A ordem de serviço para a construção do Núcleo de Criminalístico em Ariquemes, foi assinada pelo governador Confúcio Moura na segunda-feira (6). A obra avaliada em aproximadamente R$,3,2 milhões, terá inicio na próxima semana. A previsão de execução é de um ano.

Ordem de serviço do Nucrim foi assinada na segunda-feira em Ariquemes

Autorização para o Nucrim foi assinada na segunda-feira em Ariquemes

A nova estrutura com 1,6 metros quadrados, vai acolher  o Instituto Médico Legal (IML), o Posto de Identificação Civil e Criminal (PICC) além de elaboração e emissão de carteiras de identidades.

A solenidade aconteceu em Ariquemes, no Centro Administrativo Dr. Carpintero com a presença do prefeito, Thiago Flores; deputado estadual, Adelino Follador; secretários municipais e estaduais, vereadores e a imprensa.

Para o prefeito Thiago Flores, o Nucrim é tudo que a policia técnica precisa para desenvolver um bom trabalho e uma forma de combater o crime na região.

“É um fator importante para a segurança, vai oferecer agilidade aos resultados e, logo, diminui o índice de violência na região do Vale do Jamari”, afirmou.

De acordo com o governador Confúcio Moura, com a unidade de Polícia Técnica e Científica vai oferecer melhores condições de trabalho. “A nova estrutura vai oferecer ambiente de trabalho digno aos servidores para que possam prestar serviço satisfatória à sociedade  do Vale do Jamari”, enfatizou Confúcio.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, George Braga, explicou que o projeto do Nucrim foi iniciado na administração de Confúcio Moura, em 2011, debatido por meio de audiências públicas  com  ampla  participação da população rondoniense em processo altamente transparente e total  cooperação dos municípios beneficiados.

Além da região de Ariquemes, o Núcleo de Criminalística atenderá a Alto Paraíso, Cacaulândia, Monte Negro, Cujubim, Rio Crespo, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Jaru, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira e Theobroma, beneficiando uma população de mais de 300 mil habitantes.

O Nucrim é um órgão integrante da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), através do Departamento de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil do Estado de Rondônia, e atua no desenvolvimento de atividades do campo da ciência da criminalística, medicina legal e atividades de identificação cível e criminal, além de elaboração e emissão de carteiras de identidades.

O Nucrim desempenha um papel de fundamental importância para a sociedade rondoniense por meio da produção de laudos técnico-científicos-periciais que visam oferecer informações conclusivas para o Poder Judiciário e para outros setores que o solicitam, fazendo com que a assistência judiciária preconizada pela Constituição Federal seja efetivada.

A unidade faz perícias especializadas em acidentes de trânsito, crimes contábeis, crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa, documentos cópia, engenharia, perícias especiais, identificação criminal e perícias de informática. Conta, ainda, com núcleos responsáveis por exames, análises e pesquisas, como análise instrumental, balística, biologia e bioquímica, física, química e exames de entorpecentes.

O recurso para execução da unidade é oriundo do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), porém por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Libia Andrade / Decom - PMA
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe